Região RSS Rural - Agricultura Destaques

Dália Alimentos estrutura e funda Condomínios Avícolas

Vale do Taquari: grupo de Anta Gorda foi o último a ser constituído na quinta-feira (Foto: Carina Marques)
Vale do Taquari: grupo de Anta Gorda foi o último a ser constituído na quinta-feira (Foto: Carina Marques)

A Dália Alimentos novamente será pioneira em mais um projeto que terá como diretriz o conceito do associativismo. Desta vez, na área avícola, ingressando em um novo segmento: o de aves. As primeiras etapas do Projeto Avícola ocorreram no transcorrer do mês de julho, quando oito condomínios foram constituídos e fundados.

Os encontros contaram com a participação dos produtores associados interessados em fazer parte dos núcleos de produção. No total serão oito condomínios distribuídos em municípios das regiões do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo, com a participação de uma média de 25 associados em cada. Projeta-se a estruturação de um 9º núcleo, mas esta será discutida entre o Conselho de Administração, a Diretoria, a equipe técnica, objetivando a viabilidade da execução.

As reuniões de fundação de cada condomínio também tiveram a presença do presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; do presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini; do assessor jurídico, Reinaldo José Cornelli; do gerente da Divisão Produção Agropecuária (DPA), Igor Weingartner; e do supervisor do Projeto Avícola, Pedro Raul Mallmann.

Foram aprovados os estatutos e constituídos os condomínios nos municípios de: Marques de Souza, Encantado, Relvado, Guaporé, Venâncio Aires, Vespasiano Corrêa, Mato Leitão e Anta Gorda. Estes núcleos serão os responsáveis por produzir os frangos de corte que abastecerão o Complexo Avícola que será construído no município de Arroio do Meio, na localidade de Palmas, próximo ao Complexo Lácteo da Dália Alimentos. Neste local será instalado o frigorífico de aves, a fábrica de rações e a fábrica de farinhas. O investimento neste complexo será de R$ 95 milhões. Já o investimento em cada condomínio (núcleo de produção) será de R$ 5 milhões.

A próxima etapa do projeto será buscar áreas de terra junto às administrações municipais para a construção dos condomínios. Será uma parceria público-privada e a área deverá ter em torno de 10 e 12 hectares. Os tramites devem se iniciar nos próximos dias.

A visão dos presidentes

O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, ressalta que a cooperativa sente-se imensamente satisfeita em fundar os condomínios avícolas e entende que o associativismo entre os pequenos produtores consiste na melhor alternativa para que eles possam produzir com escala viável e tecnologia de ponta, permitindo melhores condições na qualidade de vida e resultados mais eficientes. “A Dália Alimentos é uma cooperativa com quase 70 anos, constituída por pequenos produtores, e sempre acreditou que o associativismo, quando feito por pessoas honestas e comprometidas, é a alavanca que impulsiona o desempenho econômico e social de uma comunidade.” E complementou: “o sucesso está no comprometimento de todos os sócios, pois trata-se de um projeto inovador, arrojado e constituído por pessoas empreendedoras e inovadoras.”

Na visão do presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, com este projeto a Dália vai ao encontro do princípio do cooperativismo, que consiste em produzir em escala e em conjunto. “Rumo às sete décadas de fundação, mais uma vez a Dália inova, a recente exemplo dos condomínios leiteiros, e agora também com os condomínios avícolas. É chegada a hora de, mais uma vez, produzir de forma associativa, sendo eficientes, gerando renda e proporcionando mais qualidade de vida às famílias associadas.”

DIRETORIA DOS CONDOMÍNIOS AVÍCOLAS:

Condomínio Avícola Marques de Souza

Presidente – Idalmir Nicolini

Vice-presidente – Valmor Pappen

Tesoureiro – Rogério Petrini

 

Condomínio Avícola Encantado

Presidente – Gilberto Luiz Zanatta

Vice-presidente – Marcelo Jora

Tesoureiro – Graciella Formentini

 

Condomínio Avícola Relvado

Presidente – Flávio Antônio Villa

Vice-presidente – Diogo Zambiasi

Tesoureiro – César Soldi

 

Condomínio Avícola Guaporé

Presidente – Lidenor Giliotto

Vice-presidente – Gilmar Tonus

Tesoureiro – Ademar Luis Zampeze

 

Condomínio Avícola Venâncio Aires

Presidente – Lauri José Schwendler

Vice-presidente – Lucimar Puhl

Tesoureiro – Daniel Kessler

 

Condomínio Avícola Vespasiano Corrêa

Presidente – Marcos Antônio Zílio

Vice-presidente – Jacir Francisco Zanuzzo

Tesoureiro – Ricardo Bao

 

Condomínio Avícola Mato Leitão

Presidente – João Carlos Machry

Vice-presidente – José André Schmitt

Tesoureiro – Gerson Luis Alf

 

Condomínio Avícola Anta Gorda

Presidente – Silvano Berté

Vice-presidente – Mauro Lui

Tesoureiro – Delmar Antônio Moresco

Texto: Ascom Dália Alimentos