Social Vale do Taquari

Dália Alimentos promove imersão de conhecimento a associados

Capacitações com enfoque na gestão corporativa e nas características de liderança reuniram 190 associados em quatro encontros

Uma imersão sobre a performance de um líder e seu papel dentro de uma organização cooperativa apresentou um novo perfil de liderança para a Dália Alimentos. Entre os dias 12 e 15 de agosto, com a participação de 190 associados, quatro encontros foram realizados nos municípios de Encantado, Guaporé, Venâncio Aires e Marques de Souza, com o objetivo de qualificar os participantes, através do conhecimento. Tais informações auxiliarão na estruturação de lideranças para atuarem nas propriedades, na comunidade e, em âmbito de cooperativa, como suplente e delegado.

O dia de qualificação foi pensado e estruturado pela Diretoria e pelo Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos, a fim de reestruturar o quadro social, hoje composto por 3.148 associados, aglutinando grupos, encurtando distâncias, facilitando a comunicação e o repasse de informações acerca de assuntos ligados à cooperativa e também sobre o papel das lideranças.

Em todos os encontros a abertura e a primeira etapa foi conduzida pelo presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que falou sobre a transição que a “nova” Dália está passando, embasada em novos conceitos e com uma governança corporativa moderna, parte componente do Planejamento Estratégico para a próxima década. “Aos 72 anos de fundação a Dália Alimentos vira uma importante página em sua história e começa um novo capítulo pautado também na qualificação do quadro social”.

Piccinini destacou a dimensão da cooperativa, hoje com a marca Dália presente em 24 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e no mercado internacional. “Estamos em um processo de elaboração do Planejamento Estratégico 2020/2030, da firmação da Governança Corporativa e queremos que o quadro social também esteja integrado e presente nestes objetivos e metas. No caso dos delegados, queremos prepará-los para uma nova era, a qual inclui muito conhecimento, uso de aparatos tecnológicos para o repasse de informação e contato permanente com cada grupo liderado”, frisou.

Conforme o presidente, o planejamento da empresa para os próximos dez anos inclui a formação de lideranças. “A Dália Alimentos realiza investimentos expressivos em seus parques industriais e entende que também precisa investir na profissionalização e no conhecimento das pessoas, sejam elas associadas ou funcionárias, afinal, a proporção da cooperativa equivale ao tamanho dos valores das pessoas que dela fazem. Essas capacitações certamente despertaram o sentimento de liderança nos participantes, estimulando as habilidades de cada um, o espírito de inovação e de trabalho em grupo, para o fim atingir os objetivos almejados”.

Mencionou, ainda, a curva empresarial de uma organização – desde a infância, juventude, amadurecimento, envelhecimento e morte – e, em relação à cooperativa, ponderou que a Dália crescerá ainda mais se houver amadurecimento, pois a empresa é uma imaginação coletiva e, por isso, é necessário ter inteligência organizacional para manter o equilíbrio. “É preciso saber a direção para onde se quer ir e, principalmente, chegar”.

Na prática, a definição dos perfis

Na segunda parte de cada encontro, o professor universitário e doutorando Adelar Francisco Baggio apresentou o papel de um líder positivo, os estilos de liderança e realizou testes de criatividade, perfil e estilos de liderança com os participantes. As informações foram compiladas e servirão de base para traçar o perfil dos novos delegados e suplentes para a próxima gestão.

Seguindo a proposta de capacitação, ainda neste ano uma instituição de ensino conceituada em formação e gestão estará realizando uma imersão de conhecimento junto aos conselheiros de administração e gerentes de divisões. Esta etapa também fará parte do trabalho para formatação do Planejamento Estratégico 2020/2030 que será apresentado no dia 29 de novembro deste ano.

 

 

Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques