Produção Encantado Destaques

Dália Alimentos recebe Selo Gestão do Alimento Seguro e já está habilitada a exportar carne de frango ao Japão  

Unidade frigorífica de frangos recebeu auditoria da Certifee

A unidade frigorífica de frangos da Cooperativa Dália Alimentos, localizada em Arroio do Meio, recebeu o Selo Gestão do Alimento Seguro, emitido pela Certifee, empresa especializada em projetos de consultoria, auditoria e treinamento que envolve a produção primária, o transporte de alimentos, a indústria, os serviços de alimentação e a distribuição.

A auditoria ocorreu na sexta-feira, dia 1º de outubro, e reuniu todos os programas de autocontrole e qualidade executados na planta industrial. A equipe de trabalho da Dália Alimentos, responsável por aplicar estes programas, foi capacitada pela Certifee com o objetivo de avaliar todos os controles de qualidade desenvolvidos.

Estando em total conformidade, a Dália Alimentos foi autenticada com o Certificado de Conformidade GAS+2: Gestão de Alimento Seguro, estágio que atende às normas legais vigentes no Brasil para as Boas Práticas de Fabricação (BPF), exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de requisitos do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), com base na FSSC 22000.

A FSSC 22000 é uma ferramenta internacional para o alinhamento global dos padrões de segurança dos alimentos, visando melhoria na eficiência de custos em toda a cadeia de fornecimento. É reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), pautada em normas ISO para avaliação e certificação do sistema de gestão da segurança de alimentos em toda a cadeia produtiva. A FSSC 22000 utiliza os padrões existentes ISO 22000, ISO 22003 e especificações técnicas para os Programas Pré-requisito (PPR’s).

Durante a auditoria foram avaliados os Programas de Pré-requisitos (PPR), que consistem em condições básicas e necessárias dentro da organização e ao longo da cadeia produtiva a fim de manter a segurança dos alimentos, bem como o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ambos visando o controle para que o alimento chegue com segurança até o consumidor final.

Conforme a gerente da Divisão Controle da Qualidade, Ivane Giacobbo, a certificação ratifica os controles de qualidade realizados pela cooperativa, além de abrir novos mercados para exportação. “As auditorias são de extrema relevância para que o nosso frigorífico esteja habilitado para exportar carne de frango a um número maior de destinos, como o Vietnã, por exemplo, país que já estamos em tratativas. Nesta semana fomos informados que a planta conquistou a habilitação para exportar ao Japão. Isso comprova que a Dália está atendendo às demandas solicitadas e em plena conformidade com os padrões nacionais e internacionais em termos de controles de qualidade”, comemora.

Cabe salientar que, desde 2020, o frigorífico da Dália Alimentos possui a certificação Halal, assegurando que os produtos estejam em linha às exigências do mercado muçulmano e em conformidade com as rígidas normas de higiene, rastreabilidade e em consonância às regras islâmicas. O produto já foi exportado à África do Sul e a países da Lista Geral por possuir o abate 100% Halal.