Encantado RSS Eventos Destaques

Dália comemorará os seus 70 anos com evento no dia 15

Matriz da Dália Alimentos em Encantado (Foto: Carina Marques)
Matriz da Dália Alimentos em Encantado
(Foto: Carina Marques)

Fundada no dia 15 de junho de 1947, a Dália Alimentos chega às suas sete décadas de fundação. E para marcar este momento histórico, na próxima quinta-feira, dia 15 de junho, um evento será realizado no Auditório da nova sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado.

Estima-se que 600 convidados participem do evento que se iniciará às 19h. Noite que contará com uma programação histórica e em tom de surpresa e emoção. Dez personalidades que marcaram a história da cooperativa serão homenageadas e agraciadas com o Troféu Dália, distinção outorgada a pessoas que contribuíram para tornar a cooperativa cada vez mais sólida, pujante e desenvolvida ao longo dos últimos70 anos.

A data também marcará um momento histórico: o lançamento do livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”. A obra será a primeira escrita em alusão à Dália Alimentos e discorrerá, ao longo de suas 320 páginas, o berço do cooperativismo, na Inglaterra, passando pela história da Dália, fundada em 1947, até os dias atuais. Cada capítulo, ilustrado por fotos antigas e outras produzidas com os próprios associados e funcionários, traçará um olhar no tempo, remetendo o leitor a uma leitura prazerosa e repleta de surpresas.

Como forma de presenteá-los pelo aniversário, cada convidado que estará presente no dia 15 receberá um exemplar do livro, em produção e elaboração desde o ano de 2014. Os responsáveis pela obra são os escritores Tânia e Charles Tonet, da Três Tempos, de Caxias do Sul.

 Piccinini fez entrega do convite das festividades ao sócio-fundador Albino Dalla Vecchia que esteve acompanhado pelo filho Isalino e pela nora Iracema (Foto: Carina Marques)
Piccinini fez entrega do convite das festividades ao sócio-fundador Albino Dalla Vecchia que esteve acompanhado pelo filho Isalino e pela nora Iracema (Foto: Carina Marques)

Na noite também haverá apresentação de um vídeo institucional retratando a trajetória da Dália Alimentos, pautado no enredo do livro “Destemidos.” O material tem como protagonistas associados, funcionários, ex-funcionários, sócios-fundadores, Conselho e a Direção da cooperativa. O audiovisual foi produzido por Javier Paquito Herrera e Vinícius Giacomelli, da TOO Comunicação, de Caxias do Sul, e promete emocionar a plateia no 70º aniversário de fundação.

Fundadores confirmados
Na lista de convidados, dois assentos especiais terão lugar garantido na plateia do evento: dos sócios-fundadores Albino Dalla Vecchia e Rogero Togni, únicos em vida dos 387 que, em 1947, desbravaram e fundaram a cooperativa. O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, na última semana, entregou pessoalmente o convite a cada fundador e recebeu, com alegria, a confirmação de que estarão presentes na festividade.

Sócio-fundador Rogero Togni também recebeu convite especial do presidente Gilberto (Foto: Carina Marques)
Sócio-fundador Rogero Togni também recebeu convite especial do presidente Gilberto (Foto: Carina Marques)

Assembleia e eleição
Como ocorre a cada quadriênio, a Dália Alimentos realiza a eleição do Conselho de Administração. O processo para o mandato 2017/2021 ocorrerá durante Assembleia Geral Extraordinária no sábado, dia 10 de junho, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, com início às 10h.

O encontro terá a participação dos 143 delegados que irão apreciar e deliberar sobre a ordem do dia. Além de eleger e empossar os novos membros do Conselho, será colocado para apreciação e votação algumas alterações do Estatuto Social.

Texto: Ascom Dália