Vale do Taquari Rural - Agricultura

Dália compra milho de associados e terceiros

Encontro alinhou detalhes sobre a compra de milho de associados e terceiros

Interessados em comercializar grão podem entrar com contato com a cooperativa

Associados à Dália Alimentos e produtores terceiros podem vender milho à cooperativa. A comercialização já está sendo realizada e o preço praticado será afixado semanalmente nas agropecuárias da Dália Alimentos localizadas em Encantado, Arroio do Meio, Guaporé, Progresso e Vera Cruz.

Para repassar informações da sistemática de compra de milho aos representantes de cada unidade, o supervisor do Setor Grãos e Rações, Walter Rahmeier e o supervisor de Agropecuárias, Marcelo Biessek estiveram reunidos para tratar sobre o assunto. Segundo Rahmeier, hoje em torno de 6% do milho adquirido pela cooperativa provém de associados e terceiros das regiões de atuação da Dália. Entre os meses de janeiro a abril, para suprir a demanda da fábrica de rações, as compras ocorrem em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Nos demais meses o abastecimento provém dos estados do Paraná, do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. “A partir de agora a Dália pretende expandir o recebimento dos associados e produtores que residem mais próximos das unidades de recebimento, minimizando custos com transporte e, consequentemente, reduzindo o preço da ração, favorecendo o associado”, explica Rahmeier.

Hoje a Dália Alimentos possui duas unidades de recebimento de grãos, uma em Encantado, com capacidade de armazenagem para 200 mil sacas; outra em Guaporé, para 60 mil sacas e, em breve, em Arroio do Meio para armazenamento de 150 mil sacas. Conforme Biessek, toda semana o preço do milho pago pela cooperativa estará disponível em cada unidade agropecuária, onde os produtores também poderão esclarecer dúvidas. “Será comprado milho de lavoura e milho seco e limpo, cujo padrão é de ter no máximo 14% de umidade, 1% de impurezas e 6% de grãos ardidos. Os itens que excederem a estes percentuais serão avaliados e terão desconto conforme tabela de ‘quebra’ de secagem ou de impurezas encontradas acima do limite”, explica. O pagamento será realizado por depósito bancário diretamente na conta do associado e produtor vendedor.

 

Recebimento e procedimentos

O recebimento do milho pela cooperativa será das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e, em casos excepcionais, é preciso agendar com as unidades em Encantado e Guaporé. Em períodos de colheita o recebimento será aceito também aos sábados, domingos e feriados mediante programação e o frete será por conta de cada produtor.

Cargas de milho que não estiverem em conformidade com os padrões não serão recebidas e as despesas de transporte de retorno serão por conta do produtor. Milho com mais de 6% de grão ardido não será recebido e, no caso de milho de secador, limpo ou seco, não poderá apresentar insetos vivos. Informações e dúvidas podem nas agropecuárias ou pelos telefones (51) 3751-9000 e (51) 3751-9037, junto ao Setor de Compras da Fábrica de Rações.

 

 

 

Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques | MTB/RS 18.472