RS Encantado RSS Geral

Dália é a primeira cooperativa visitada por estudantes da Alemanha

Piccinini, René, Rico, Bersch e Tânia (Foto: Carina Marques)

Dois jovens estudantes alemãs, acompanhados pelo ex-professor da Univates e Presidente do Círculo de Amigos de Boppard, Roque Danilo Bersch, conheceram o modelo de gestão e a estrutura organizacional da Dália Alimentos na última quarta-feira, dia 22 de agosto. Rico Priesteroth (21) e René Boos (21) são de Boppard, município com pouco mais de 16 mil habitantes, localizado no Distrito de Renânia-Palatinado, na Alemanha.

Boppard é a cidade-irmã de Arroio do Meio e, em consequência disso, há vários anos, existe um projeto de intercâmbio entre jovens de ambos os municípios que passam temporadas nos países compartilhando experiências culturais, sociais e econômicas. Rico e René estiveram no Brasil pela primeira vez, são estudantes e colegas de trabalho em uma empresa que elabora fórmulas para indústrias de cosméticos.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, e a supervisora do Setor Social, Tânia Regina da Rosa Kummer, recepcionaram os jovens e o docente na sede da cooperativa, em Encantado. Piccinini detalhou o organograma, falou da Missão, da Visão, dos Valores, explicou o mapa de atuação da Dália, hoje presente em 130 municípios gaúchos com 4,2 mil famílias associados e 2,2 mil funcionários.

De acordo com o professor, os jovens chegaram a Arroio do Meio no dia 13 de agosto e retornarão à Alemanha no dia 1º de setembro. Na avaliação de Rico e René, embora estarem situados em um país com várias cooperativas, nunca haviam visitado e conhecido a estrutura de uma empresa-cooperativa. “A visita despertou a atenção em função da estrutura organizacional da empresa, um modelo diferente de fazer gestão e que parece ser muito exitoso. As pessoas são organizadas, cordiais e receptivas. Foi uma experiência maravilhosa”, disse Rico.

Piccinini complementou enaltecendo que dirigentes da Dália sempre que possível e necessário buscam por novas tecnologias, tendências e experiências para aplicar nos setores de bovinocultura leiteira e de suínos no exterior, principalmente em países da Europa, como Itália, França e a própria Alemanha. “Todas as estratégias da Dália Alimentos partem das necessidades dos associados, que, após isso, são debatidas entre o Conselho e a Diretoria. É uma gestão compartilhada”, explica.

No fim da visita, professor e alunos, conduzidos por Piccinini, conheceram as instalações do Dália Supermercados de Encantado e foram agraciados com alguns mimos Dália.

Texto: Ascom Dália Alimentos