Dois Lajeados RS RSS Rural - Agricultura

Dália e Emater/RS-Ascar organizam Tarde de Campo em Dois Lajeados

Propriedade leiteira receberá público para atividades sobre gestão (Foto: Carina Marques/Arquivo)

A propriedade do associado Artur Ziglioli (39), em Dois Lajeados, será o cenário para uma Tarde de Campo sobre Gestão da Atividade Leiteira que ocorrerá no dia 28 de agosto, em Linha Primeiro de Março, ERS-129, Km 106.

O evento inicia-se às 14h e será dividido em estações, onde profissionais da área técnica falarão sobre aspectos relacionados à gestão, à condução e ao manejo da atividade leiteira. Serão três estações, sendo que na primeira será apresentado o histórico da propriedade com dados gerais, indicadores, manejo da lavoura, resultado de produtividade e custo de produção. A abertura e a explanação estarão sob a responsabilidade do técnico da Dália Alimentos, Dirceu Fronchetti, juntamente com o produtor anfitrião.

Na segunda estação o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fábio Balerini, explanará sobre “Manejo para Altas Produtividades de Pastagens” com enfoque para potencial produtivo das forrageiras, manejo do solo, fertilidade e adubação, qualidade da semente e implantação e uso eficiente de pastagens.

O tema “Espécies e Variedades Forrageiras para Produção de Leite” terá como ministrante o técnico em agropecuária da Dália Alimentos, Paulo Roman, que enfocará o uso de centeio temprano, trigo forrageiro BRS tarumã, aveia preta BRS centauro, aveia ucraniana, azevém diplóide LE-284, azevém tetraplóide barjumbo, azevém tetraplóide onia scorpio, aveia branca URS estampa (silagem) e trigo forrageiro Tbio energia I (silagem). A estação será desenvolvida em uma área onde há canteiros experimentais com abordagem acerca do manejo de cada cultura, bem como sua produtividade e viabilidade.

Outro assunto em questão será a área de pastejo, com destaque para as seguintes culturas: centeio temprano aliado a azevém LE-284, trigo BRS tarumã, aveia BRS centauro agrupada a azevém barjumbo, aveia ucraniana com azevém INIA scorpio.

Como participar

O público alvo será constituído por produtores de leite associados à Dália Alimentos que já foram ou estão sendo convidados pelos técnicos que compõem a equipe do gado Leiteiro da cooperativa. Produtores assistidos pela Emater/RS-Ascar também podem participar. Mais informações com o técnico Dirceu pelos seguintes telefones: (54) 9 9603-7189, (54) 3471-1310 ou (54) 9 9814-1569. Caso chova o evento será transferido para o dia 31 de agosto.

Sobre a propriedade de Ziglioli

Artur Ziglioli (39) é associado à Dália Alimentos há 11 anos, casado com Anelise (41) e pais de Angélica (16) e Eduardo (13). A propriedade tem 57 hectares, dos quais 21 são utilizados para a atividade leiteira, cuja produção totaliza 1,5 mil litros por dia. O rebanho total é composto por 89 cabeças, sendo 49 vacas em lactação e o sistema de produção adotado é o de semiconfinamento.

O assoviado é organizado e, há vários anos, registra todas as despesas com alimentação, concentrado, medicamento, inseminação, vacinação, água, luz, telefone, herbicida, combustível, material de limpeza, além de outros gastos em cadernos e planilhas, garantindo melhor gerenciamento da propriedade rural. A família também se preocupa com o melhoramento genético, com o registro dos animais, com as instalações que proporcionam conforto e bem-estar e investe rigorosamente na alimentação.

Os pais de Artur, Aldo (74) e Inês (71), residem na sede da cidade de Dois Lajeados, contudo, sempre que podem, auxiliam Artur no cotidiano das atividades da propriedade que teve como primeiro sócio da Dália o avô de Artur, Carlos.

Texto: Ascom Dália Alimentos