Dois Lajeados RS RSS Rural - Agricultura

Dália e Emater/RS-Ascar reúnem gestores rurais em tarde de qualificação

Público prestigiou atividade realizada entre Dália Alimentos e Emater/RS-Ascar (Foto: Carina Marques/Assessoria de Imprensa Dália Alimentos)

A pastagem verde e o dia de sol típico de inverno, com céu azul e clima ameno, contribuíram para que a Dália Alimentos e a Emater/RS-Ascar promovessem uma tarde de conhecimento, qualificação e compartilhamento de informações. A família Ziglioli, de Dois Lajeados, foi quem recebeu os 130 participantes da Tarde de Campo organizada em conjunto entre a cooperativa e a instituição de extensão rural.

A atividade foi desenvolvida na terça-feira, dia 28 de agosto, nas áreas de pastoreio destinadas ao rebanho leiteiro da família que é associada à Dália Alimentos há mais de uma década. O evento foi dividido em três etapas, oportunidade em que os participantes – produtores rurais, técnicos e extensionistas – assistiram a explanações sobre gestão, condução e manejo da atividade leiteira.

Na primeira estação os visitantes foram recebidos pelo produtor Artur Ziglioli e pelo técnico da Dália Alimentos Dirceu Fronchetti, que repassaram informações acerca da propriedade com 57 hectares, 21 dos quais utilizados para a atividade leiteira, cuja produção totaliza 1,5 mil litros diários. O rebanho total é composto por 89 cabeças, sendo 49 vacas em lactação e o sistema de produção adotado é o de semiconfinamento. Além de Artur, também trabalham na propriedade a esposa Anelise e os pais dele, Aldo (74) e Inês (71). O casal associado é pai de Angélica (16) e de Eduardo (13).

Artur é organizado e, há vários anos, registra todas as despesas com alimentação, concentrado, medicamento, inseminação, vacinação, água, luz, telefone, herbicida, combustível, material de limpeza, além de outros gastos em cadernos e planilhas, garantindo melhor gerenciamento da propriedade rural. A família também se preocupa com o melhoramento genético, com o registro dos animais, com as instalações que proporcionam conforto e bem-estar e investe rigorosamente na alimentação.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Dois Lajeados, Fábio Balerini, explanou sobre “Manejo para Altas Produtividades de Pastagens” com enfoque para o potencial produtivo das forrageiras, manejo do solo, fertilidade e adubação, qualidade da semente e implantação e uso eficiente de pastagens. Na terceira estação, o técnico em agropecuária da Dália Alimentos, Paulo Roman, explicou acerca de “Espécies e Variedades Forrageiras para Produção de Leite”. Nesta etapa, os participantes visualizaram in loco os canteiros experimentais com as diferentes pastagens, elencando semeadura, manejo, produtividade e viabilidade.

O supervisor do Setor Gado Leiteiro da Dália Alimentos, Fernando de Oliveira Araújo, agradeceu a cedência da propriedade para a realização da Tarde de Campo, a cooperação da família Ziglioli para o experimento com as áreas de pastagem e a parceria entre Dália e Emater/RS-Ascar. “Somos duas entidades que se assemelham, pelo público a quem se presta serviço e pelo trabalho que desenvolve no campo. Certamente essa parceria renderá ótimos frutos”.

Para o gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli, “o evento marcou uma importante data, momento que unimos forças visando um único objetivo: levar o melhor para o produtor rural”. Também participaram do evento o prefeito de Dois Lajeados, Tiago Grando, toda equipe técnica do Setor Gado Leiteiro da Dália Alimentos e extensionistas da Emater/RS-Ascar

Texto: Ascom Dália Alimentos