RS Encantado RSS Rural

Dália é referência para pesquisa de doutorado sobre Governança Cooperativa

Baggio, presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; presidente e vice do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e Pasqual Bertoldi (Foto: Carina Marques)

A Dália Alimentos está sendo a principal referência prática de uma tese de doutorado sobre Governança Cooperativa elaborada pelo professor Adelar Francisco Baggio, aluno do curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional, na área de Gestão Organizacional, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). No passado Baggio prestou assessoramento técnico à Dália e disponibilizará as conclusões da pesquisa à cooperativa, após a conclusão do trabalho, em meados deste ano.

O título da pesquisa é “Estruturação e Análise do Processo de Institucionalização da Governança em Cooperativas Agropecuárias” e se validará do modelo de governança cooperativa definido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), publicado através do “Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa”, tendo como objeto os parâmetros técnicos relacionados com as boas práticas de governança que efetivamente estão implantadas na cooperativa.

Baggio esteve na sede da Dália por diversas vezes a fim de entrevistar personagens que pudessem relatar parâmetros acerca da governança. Foram questionados membros da Direção, do Conselho e alguns funcionários. “A pesquisa prevê o estudo da gestão da Dália Alimentos no período entre 1999 e 2017, com detalhamento de fatos relevantes ocorridos em cada ano, analisados e tendo como referências as teorias da Firma, da Agência, dos Direitos de Propriedade e dos Custos de Transação, Institucional, Cooperativismo e Organizações Cooperativas, Governança e Adaptação Estratégica”, explica o doutorando.

De acordo com o professor, “os resultados do estudo, além de gerar explicações com bases teóricas sobre o processo de “reinvenção da Dália”, através do reposicionamento da cooperativa, disponibilizarão valiosas contribuições que poderão ser utilizadas pelo sistema cooperativista e por cooperativas que desejam adotar o modelo de governança no seu processo de gestão”.

Texto: Ascom Dália