Geral

Dália embarca em março primeiro contêiner de frango com Selo Halal

Comitiva da empresa certificadora CDIAL HALAL esteve na sede da cooperativa, em Encantado, estreitando relações de negócios

 

A fim de estreitar as relações comerciais, a Cooperativa Dália Alimentos recebeu, no dia 25 de fevereiro, a visita do diretor executivo da Certificadora CDIAL HALAL, filial do Grupo CDIAL, Ali Ahmad Saifi. Ele esteve acompanhado pelo supervisor Geral Imad Ismail e pelo supervisor Regional Said El Moutaqi.

A recepção coube ao presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, juntamente com o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender e com gerente da Divisão Carnes e Derivados, Igor Weingartner.

A visita estava planejada há algum tempo, já que o frigorífico de frango da Dália Alimentos, instalado em Arroio do Meio e inaugurado em dezembro de 2019, conquistou a certificação Halal em 10 de agosto de 2020, seis meses após iniciar suas operações no abate de frangos, totalizando hoje 55 mil aves abatidas diariamente. “Foi um momento muito importante, de trocas para o estreitamento das relações e também de conhecer melhor as possibilidades viáveis de novos negócios no mundo islâmico, olhando sempre para o futuro”, diz Koefender.

A certificação Halal consiste em um processo em que uma agência controlada pelo governo ou organização islâmica certifica a capacidade de uma empresa em praticar os procedimentos Halal, desde o processo, o armazenamento e a comercialização de produtos destinados aos consumidores mulçumanos. A certificação Halal atesta que todos os processos, desde o abate até a produção e armazenamento, respeitam as normas estabelecidas pela Lei Islâmica. Ao obtê-la, a empresa tem vantagem competitiva, pois os produtos com esse selo serão mais valorizados em alguns países, mesmo aqueles de origem não muçulmana.

A Dália Alimentos optou pela empresa CDIAL HALAL, filial do Grupo CDIAL, para desenvolver todo este processo. Em uma conversa repleta de história, Freitas apresentou a Dália Alimentos, desde a sua fundação em 1947 até os dias atuais, hoje uma cooperativa inovadora e que emprega 2,7 mil funcionários e possui três mil famílias associadas, com atuação nas cadeias produtivas de suínos, lácteos e frangos. Da mesma forma, Ali Ahmed Saifi falou da origem da empresa que começou de forma familiar e hoje, somente no Brasil, emprega 600 pessoas.

De acordo com o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a visita tratou-se de mais um marco que ficará para a história da Dália, pois, na visão dele, a certificação para exportar aos países islâmicos possibilitou um conhecimento mútuo e interessante. “Foi nessa conversa que entendemos a importância de todas as características e necessidades que envolvem a representatividade dessa certificação. Mostramos a história da Dália, nossos sistemas de trabalho e de gestão cooperativa, similar ao europeu, além da nossa preocupação com a qualidade e a biossegurança”, constatou Freitas.

Ainda segundo o presidente, foi possível constatar que o mundo islâmico busca por empresas que primam pela qualidade, com valores sociais e que apreciaram o fato da inovação do Programa Frango de Corte da Dália, com controles de biosseguridade, o que garantirá produtos com estabilidade e qualidade, facilitando a certificação tendo em vista que o sistema da cooperativa é inovador e moderno. “Sempre é um aprendizado o encontro com culturas diferente e ancestrais, pois nos permitem uma leitura de mundo bem mais vasta e ampla”, pontuou o executivo.


Primeira exportação Halal

A primeira exportação de carne de frango Dália com certificação Halal já está em produção. Serão 27 toneladas de produto previstas para serem entregues no continente africano, com saída de solo gaúcho em meados do mês de março e destino final ao Porto de Durban, na África do Sul. Além deste container, também estão previstas outras seis cargas contendo coxa, sobrecoxa e meio peito sem osso para embarque em abril, tendo como chegada o mesmo destino da carga anterior.

 

Ascom Dália Alimentos