Negócios Investimento RS Arroio do Meio Os Vales em Notícia Destaques Geral

Dália inicia atividades no Complexo Avícola

Cento e oitenta pessoas fazem parte do quadro de funcionários da unidade que até o final de 2020 deverá chegar aos 350 empregados

O primeiro abate no Complexo Avícola da Dália Alimentos, em Arroio do Meio, será no dia 17 de fevereiro, próxima segunda-feira. A unidade, inaugurada em dezembro e que recebeu investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, está concluída e pequenos ajustes estão sendo realizados, sendo que estes abates iniciais serão realizados no formato de teste.

Funcionários iniciam trabalhos no Complexo Avícola que terá primeiro abate no dia 17 de fevereiro

Os primeiros funcionários, totalizando 121 profissionais, foram contratados e iniciaram as atividades nesta semana. Os demais, que juntos a estes somam 180 empregados, já ocupavam funções desde a concepção, estruturação, andamento e conclusão do projeto. Inicialmente, para preparar e condicionar a indústria, foram efetivados profissionais para cargos de supervisão e encarregados de setores, Serviço de Inspeção Federal (SIF), operadores de máquinas e caldeiras, limpeza e manutenção.

A equipe que está desde o início do programa é composta pelo gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, pelos supervisores Industriais, Daniel Kummer e Leandro Staggemeier; pela supervisora da Qualidade, Simone Wollmuth; pelo supervisor de Compras/Obras, Rui Rahmeier; pelo supervisor de Manutenção, William Tuchtenhagen; pelo supervisor da Fábrica de Farinhas, Jorge Rahmeier e pelo encarregado da Sala de Máquinas, Darço José Dutra. Se juntou ao time mais recentemente o auxiliar administrativo, Diego Luis Zin, o encarregado do Almoxarifado, Marcelo Dente e encarregado do Setor Compras, Júlio César Moretto.

Quanto ao abate, a previsão para a próxima semana, de 17 a 21 de fevereiro, é de 11 mil frangos/dia. O Complexo Avícola possui área de 18 mil metros quadrados, está dividido nos setores recepção, sangria, escaldagem, evisceração, pré-resfriamento, cortes, produção de Carne Mecanicamente Separada (CMS), produtos temperados, embalagem primária e embalagem secundária, congelamento e resfriamento, estocagem e expedição. O maquinário e os equipamentos instalados na unidade possuem alta tecnologia empregada, sendo 23 máquinas de grande porte e, destas, diversas importadas de outros países, principalmente da Holanda.

Capacidade chegará aos 165 mil frangos/dia

A unidade frigorífica tem capacidade para abater sete mil frangos/hora, equivalentes a 55 mil frangos/turno. Futuramente estão previstos outros dois turnos, expandindo a produção para 110 mil frangos/dia e, posteriormente, 165 mil frangos/dia. Além do frigorífico, compõe o complexo a Fábrica de Farinhas de Origem Animal e a Fábrica de Rações, também em Arroio do Meio, além do Incubatório, em fase de final de construção no município de Mato Leitão.

Sala de cortes com equipamentos inovadores e modernos, um dos setores da planta frigorífica

O Complexo Avícola é uma das etapas do Programa Frango de Corte estruturado pela Cooperativa Dália Alimentos para viabilizar toda a cadeia produtiva avícola. O gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, explica que a obra está concluída e o primeiro abate segue um misto de ansiedade, alegria e emoção. “Já realizamos vários testes ao longo dos últimos meses e vamos iniciar com um abate menor, para verificar o funcionamento de todas as linhas do processo, além de capacitar os funcionários para uma eficaz produtividade”.

 

 

Créditos: Carina Marques/AI Dália Alimentos