Emprego Negócios Arroio do Meio Encantado

Dália investirá cerca de R$ 2,5 milhões em refeitório para funcionários

Refeitório terá capacidade para 200 lugares e vista privilegiada, além de área de descanso

Edificação para refeições deverá começar a funcionar em maio e terá visão panorâmica para o Parque Dália

No meio do coração do Parque Dália, o escavo de um edifício começa a surgir para abrigar os funcionários da unidade frigorífica de suínos, do setor manutenção e das fábricas de rações para um dos momentos mais sagrados do dia: as refeições.

Um novo e moderno refeitório está sendo construído para estes funcionários que antes precisavam sair do pátio da empresa para almoçar, jantar e/ou cear. Com a pandemia do Coronavírus, houve a necessidade de adaptar o Centro Cultural e o Espaço Dália de Gastronomia para as refeições, permitindo que os empregados não saíssem do ambiente empresa. Contudo, foram realizados ajustes e adaptações para o momento de pandemia e uma nova estratégia precisou ser definida pela Direção da cooperativa.

Neste novo refeitório, que terá vista panorâmica para a lagoa que embeleza o Parque Dália, serão duas áreas distintas: área cinza e azul destinada aos funcionários das áreas de manutenção e das fábricas de rações, com capacidade para 96 pessoas, 135,15 metros quadrados de área e uma linha de distribuição; e a área branca, destinada aos empregados do frigorífico, com capacidade para 232 pessoas, área construída de 277,40 metros quadrados e duas linhas de distribuição.

O espaço total do novo refeitório terá 994,20 metros quadrados, incluindo área de convivência e de descanso para os empregados. O investimento total e estimado para a conclusão da obra, incluindo os equipamentos necessários para o seu funcionamento, é de R$ 2,5 milhões, com previsão de conclusão para maio deste ano.

A produção de todas as refeições continuará sendo realizada no Refeitório Central, para distribuição às unidades da cooperativa em Encantado e em Arroio do Meio. Cabe salientar que cada unidade conta com uma estrutura de apoio para a produção do café da manhã e de pratos servidos na hora, como massas, forno para cozimento de lasanhas e chapa para grelhados. “Certamente as condições de trabalho também serão melhoradas, pois os funcionários não precisarão fazer a troca do uniforme entre os intervalos. Evitaremos, também, a exposição deles aos riscos existentes a todos os transeuntes que circulam pelas ruas. Além disso, terão mais tempo para descanso, pois sairão do refeitório e já encontrarão um local de descanso à disposição. Também terão disponíveis diversos locais com estrutura para higiene bucal pós refeição”, comenta a secretaria Executiva e supervisora dos refeitórios, Ledi T. Giongo.

Hoje a produção diária é de aproximadamente 1,5 mil refeições, pois devido à pandemia foram estruturados turnos de trabalhos nos frigoríficos e parte dos funcionários não fazem as refeições nos refeitórios. O cardápio é elaborado pelas nutricionistas Iria Roehrig, Bethania Neumann e Stéfanie Lucca. O quadro é de 42 funcionárias – um universo exclusivamente feminino – entre nutricionistas, cozinheiras e auxiliares, locadas nas unidades de Encantado e Arroio do Meio.

 

 

Assessoria de Imprensa da Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques