RS Encantado RSS Rural - Agricultura Destaques

Dália promove intercâmbio com maior cooperativa de lácteos do Chile

Schmidt, à direita, com o Conselho de Administração e parte da equipe técnica do Setor Gado Leiteiro durante encontro (Foto: Carina Marques)

Mais uma empresa-cooperativa internacional esteve buscando expertise e compartilhando experiências com a Dália Alimentos. Desta vez foi a chilena Cooperativa Agrícola Y Lechera de la Unión (COLUN). O subgerente de Relações Cooperativas, Dieter Uslar Schmidt, participou da reunião do Conselho de Administração, na última sexta-feira, dia 24 de agosto, a fim de partilhar informações ligadas à gestão e ao tema leite.

Schmidt foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, pelo presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, pelos conselheiros administrativos, pelo supervisor do Setor Gado Leiteiro, Fernando Oliveira de Araujo, pelo técnico responsável pelos condomínios com Ordenha Robotizada, Roni Roese e pelo técnico, Paulo Roman.

Com uma estrutura organizacional e de gestão similar à da Dália, Schmidt apresentou dados da cooperativa com 69 anos de fundação, localizada na Região de Los Rios, na cidade de La Unión, no Chile, distante 900 quilômetros da capital Santiago e com população de aproximadamente 30 mil habitantes. De acordo com o subgerente, a COLUN possui 735 sócios que produzem leite para a industrialização de leite, iogurte, manteiga, creme e queijo, sendo este último líder em vendas no país.

A produção é comercializada ao mercado interno e externo, sendo 95% ao comércio nacional e 5% para o internacional. “Trabalhamos forte na qualidade do leite para a garantia de excelentes produtos”, disse, enfatizando que a COLUN emprega 2,2 mil pessoas, sendo somente 700 na indústria de lácteos, e que está sempre atenta às novas tendências, investindo em tecnologia e inovação. São três plantas industriais com capacidade diária para industrializar 1,4 milhão de litros de leite. “A visita foi muito amigável. Percebemos que a realidade da Dália e da COLUN, em diversos aspectos, se assemelham”, considerou Schmidt.

Ao citar as diversas comitivas que visitam as instalações da Dália Alimentos com o objetivo de buscar por informações e conhecimento, Piccinini agradeceu a visita do dirigente chileno e disse que a Dália também procura por expertises em outras cooperativas, sejam elas no Brasil ou exterior. “Essa visita poderá abrir portas para um futuro intercâmbio, já que no mês de julho estivemos, Conselho e grupo de jovens sucessores, visitando cooperativas no Paraná e no Paraguai a fim de manter essa troca constante de informações e conhecimento”, ressaltou Piccinini.

Saiba mais:

A Cooperativa Agrícola Y Lechera de la Unión (COLUN) exporta para o Brasil desde a década de 1980, além de outros países. É pioneira na produção e distribuição de novos produtos derivados do leite e atende ao mercado de todas as regiões do Chile. Possui a maior indústria de leite do Chile e é a segunda empresa do país em exportação.

Texto: Ascom Dália Alimentos