Arroio do Meio RSS Rural - Agricultura Destaques

Dália prossegue obras em condomínios de Arroio do Meio e Candelária

Obras em Candelária encontram-se em andamento na localidade de Boa Vista (Foto: Carina Marques)
Obras em Candelária encontram-se em andamento na localidade de Boa Vista (Foto: Carina Marques)

Até o início do mês de setembro o condomínio com ordenha robotizada da Dália Alimentos no município de Arroio do Meio deverá começar a operar. As obras encontram-se em fase final de execução, na localidade de Passo do Corvo, aguardando a instalação dos equipamentos e dos três robôs VMS DeLaval importados da Suécia.

O empreendimento de Arroio do Meio receberá investimento de R$ 5 milhões e terá a participação de 15 famílias associadas. A concepção, já adotada em outros dois condomínios em funcionamento nos municípios de Nova Bréscia e Roca Sales, consiste em juntar pequenos produtores num modelo associativo de produção leiteira, tornando-se único e pioneiro na América Latina. O condomínio conta com alta tecnologia empregada, contando com robôs na realização do trabalho diário de ordenha das vacas.

O primeiro condomínio, batizado de “Condomínio dei Produttori Di Latte Brescia”, foi inaugurado em dezembro do ano passado, em Linha Tigrinho Baixo, município de Nova Bréscia, marcando o início do projeto. O segundo na concepção tecnológica que substitui o trabalho braçal de ordenha pela automatização foi entregue pela Dália Alimentos em Linha Barão do Triunfo, em Roca Sales, no fim do mês de junho. Naquela localidade foi batizado de “Condomínio Florença” e conta com 16 produtores associados, 140 animais alojados, sendo 75 em lactação e uma média de 27 litros/leite/vaca/dia. A capacidade total para cada condomínio é de 262 animais.

No total são quatro empreendimentos e o último a ser inaugurado será o de Candelária, em Linha Boa Vista, cujas obras civis também estão em fase de execução. Silos, habitações para funcionários, galpão de máquinas e balança estão concluídos. O pavilhão principal, que receberá os animais, está com a estrutura erguida e coberta, sendo executadas as demais etapas do projeto gradativamente.

Texto: Ascom Dália Alimentos