Cultura RS Encantado RSS Destaques

Dançando nossas Origens: primeira etapa ocorre nesta sexta-feira

Invernadas farão 12 apresentação pelo RS (Foto: Arquivo/CTG Giuseppe Garibaldi/Divulgação)

Com o intuito de divulgar as danças tradicionalistas gaúchas e apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade em diversos eventos no Estado e a diferentes públicos, nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 20h, o CTG Giuseppe Garibaldi dá início a primeira etapa do projeto Dançando Nossas Origens.

Por meio de suas invernadas, o grupo se apresentará em 12 municípios do Rio Grande do Sul, com o propósito de estimular crianças, adolescentes e adultos a continuar mostrando a história e a cultura gaúcha através da dança. Além disso, deseja propor a alegria e união dos participantes, bem como desenvolver o respeito entre eles.

A apresentação faz parte do projeto cultural Dançando nossas origens e conta com o patrocínio de Baldo SA. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal – Ordem e Progresso.

Saiba mais:

As danças gaúchas são algumas das mais antigas danças populares brasileiras. Tiveram origem na Espanha em meados dos séculos XVII e XVIII e são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem para o gaúcho extravasar sua impressionante teatralidade.

Segundo Paixão Côrtes (1997), a primeira dança regional gaúcha que colheram em suas pesquisas veio da Vila de Palmares (atual município de Osório-RS). As danças, inicialmente, apenas integravam as festas regionais do RS e, hoje, são divulgadas e praticadas por diversos estados como a mais bela manifestação do folclore gaúcho.

Texto: Ascom Dançando nossas Origens