Social RS RSS Teutônia

De adolescente para adolescente: bullying e cyberbullying pautam integração entre jovens

Em três encontros, adolescentes trocaram saberes sobre o bullying (Foto: Divulgação)

Semanalmente os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 09 a 17 anos reúnem-se no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Teutônia para aprender e debater assuntos ligados à faixa etário de cada grupo. Nos meses de setembro e outubro os temas escolhidos para serem discutidos foram bullying e cyberbullying.

Para aprender mais sobre a temática, os alunos do 9º ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin foram convidados para participar dos encontros com os jovens, uma vez estão desenvolvendo o projeto “Diga não ao bullying” e “Diga não ao cyberbullying”. Três encontros foram realizados nos meses de setembro e outubro, aonde foi possível trocar informação sobre o assunto com os usuários do SCFV de 09 a 17 anos.

Os alunos fizeram uma exposição através de slides, cartazes e dinâmicas. Além disso, eles explicaram em que consistiam as práticas de bullying e cyberbullying, os possíveis danos às vítimas, inclusive o risco de suicídio que isso pode provocar a quem sofre. Houve momentos de trocas nos quais puderam compartilhar o que sabem a respeito do tema, situações vivenciadas e tirar dúvidas.

A parceria surgiu a partir de uma das jovens que, até o ano passado, frequentava o grupo do SCFV de 11 a 17 anos do CRAS. Os encontros foram acompanhados pela técnica Adreana Janaína Weber e a educadora social Maria Cristiane Vogt. A vice-diretora da EEEM Reynaldo Affonso Augustin, Débora Dornelles da Silva, também acompanhou a integração.

Texto: Ascom Teutônia