Eventos Destaques Estrela

De alimentos a artesanato, agroindústrias familiares apostam na Estrela Multifeira para retomada dos negócios

As delícias das agroindústrias familiares recepcionam os visitantes da Estrela Multifeira logo na entrada do Porto. Apreciada pelos consumidores, a exposição tem sido vista como uma grande oportunidade para a retomada dos negócios desses empreendimentos que foram diretamente impactados pela suspensão dos eventos. Das já tradicionais na feira às novatas, a expectativa dos produtores é de boas vendas acompanhadas pela ampla divulgação das marcas junto ao público.

Vindo de Crissiumal, a cerca de 375km de Estrela, a Agroindústria Lucca é uma das estreantes na Multifeira. Também expondo os produtos da Doces Rambo Lucca, a empresa comercializa sucos de laranja, morango, abacaxi, abacaxi com hortelã, uva e butiá ao custo de R$ 5,00 o copo de 300ml e R$ 7,00 a garrafinha de 500ml e já participa de feiras há aproximadamente 20 anos, mas ainda não tinha vindo ao Porto. De acordo com Viviane Lucca, filha do proprietário e responsável, entre outras atividades, pelo setor administrativo, a família está à procura de novos eventos, especialmente porque os negócios reduziram em aproximadamente 95% durante a pandemia, e o foco agora está nas oportunidades de recuperação.

Também entre os novatos, a Dorf Queijaria, de Teutônia, iniciou a indústria em fevereiro e, depois da venda direta na propriedade, em alguns pontos na região e em feiras de produtores em Lajeado e Estrela, esta é a primeira vez que participa de um grande evento. O sócio-proprietário Jacson Jacobs explica que está comercializando queijos coloniais tradicionais e temperados com ervas finas, pimenta calabresa, alho e olho, tomate seco com manjericão, orégano e chimichurri sem pimenta, bem como opções sem lactose, os quais podem ser adquiridos na peça inteira (cerca de 700g ao custo de R$ 27,00) ou meia. Entusiasmado com as vendas efetuadas até o momento, ele comenta que a feira é uma alternativa para conquistar novos mercados: “Não é só uma questão da venda e comercialização de produtos, mas principalmente uma grande divulgação, para o produto se tornar conhecido”.