RS RSS Eventos Destaques Westfália

De forma lúdica, crianças e jovens refletem sobre o desperdício

‘O Reino das Dores e Odores’ abordou a temática do desperdício de alimentos (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Com o propósito de promover reflexão em relação ao desperdício (alimentos, recursos naturais e impacto ambiental dos lixos) e educar as crianças para cuidarem melhor do planeta, foi realizada na quinta-feira, dia 18 de outubro, a 8ª Semana da Alimentação e 9ª Semana da Saúde Bucal. Já tradicional em Westfália, a programação mais uma vez foi voltada aos estudantes da rede municipal de ensino.

Autoridades participaram, no início da manhã, da abertura oficial da atividade, realizada na Casa da OASE, no Centro. “Todos os envolvidos na organização da 8ª Semana da Alimentação e 9ª Semana da Saúde Bucal estão de parabéns, tanto pela reedição da atividade quanto pela temática abordada neste ano. Tratar do desperdício é de suma importância”, frisou o secretário de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Joacir Antônio Docena.

Também parabenizando a comissão organizadora, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, pediu que crianças e jovens valorizem tudo aquilo que é ofertado pela municipalidade. “Antigamente, não tínhamos ações como esta, que fazem refletir sobre alimentação e saúde bucal. Por isso, aproveitem estes momentos, pois são importantes para que tenhamos uma vida com qualidade e saúde”, ponderou ela.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, não poupou elogios à comissão organizadora da 8ª Semana da Alimentação e 9ª Semana da Saúde Bucal. “Parabéns a todos os envolvidos na organização desta importante atividade para nossas crianças e jovens. Aproveitem mais esta programação que é ofertada a vocês e extraiam o máximo de conhecimento destas duas importantes áreas: a nutrição e a odontologia”, enalteceu Landmeier, reforçando a importância da temática enfocada nesta edição.

Pela manhã, logo após a abertura, alunos de 6º a 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt assistiram ao teatro “O Reino das Dores e Odores”, encenado pelo Espaço da Arte, com enfoque especial no desperdício de alimentos. Posteriormente, já na sede do Flamengo Futebol Clube, os estudantes participaram de oficinas em áreas específicas: nutrição, com as nutricionistas Gabriele Schneider Bentancor e Marise dos Santos Aguiar; psicologia, com o psicólogo Vinícius Huffell Vargas; educação física, com os profissionais Fabieli Wasem Magedanz e Lucas Schwarz; e saúde bucal, com o odontólogo Adriano Barth.

Na parte da tarde, além de assistirem ao teatro “O Reino das Dores e Odores”, estudantes da Educação Infantil ao 5º Ano, das EMEFs Vila Schmidt, Bandeirantes, Olavo Bilac e Rio Branco, bem como crianças da Escola de Educação Infantil (EEI) Mônica, ainda prestigiaram uma peça teatral apresentada por integrantes da comissão organizadora, incluindo agentes de saúde. Na oportunidade, foram enfocadas duas temáticas: o desperdício e o convívio familiar. No restante da tarde, as crianças puderam se divertir nos brinquedos infláveis.

Frente à comissão organizadora, as nutricionistas Gabriele Schneider Bentancor e Marise dos Santos Aguiar e o odontólogo Adriano Barth avaliam positivamente mais esta edição da atividade. “A participação dos alunos, no decorrer da programação, foi positiva. De forma dinâmica, promovemos a eles uma reflexão sobre educação e saúde, tendo em vista proporcionar uma melhor qualidade de vida desde cedo”, avaliaram.

Além da área nutricional, outros importantes temas foram abordados durante a programação. “Não podemos deixar de agradecer a todos os profissionais que estiveram envolvidos na organização desta atividade. Graças à colaboração de cada um conseguimos atingir nosso maior objetivo: o sucesso da Semana da Alimentação e da Saúde Bucal”, pontuaram eles.

A 8ª Semana da Alimentação e 9ª Semana da Saúde Bucal foi uma realização da Administração Municipal de Westfália, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Desperdício e saúde bucal: temas importantes

Laura Francisca Ahlert tem 14 anos de idade e estuda no 9º Ano A da EMEF Vila Schmidt. Ela vê a importância de projetos deste gênero no fato de que muitas pessoas ainda não saibam o quão importante é a saúde bucal e o cuidado com o desperdício. “Com estas atividades, acabam se conscientizando e tentando passar para outras pessoas, além de espalhar a ideia do projeto pela cidade inteira”, ressaltou Laura.

O estudante Andrei Henrique Ahlert, de 13 anos, também enaltece a importância da 8ª Semana da Alimentação e 9ª Semana da Saúde Bucal. “Um evento deste é importante para mostrar o tamanho do desperdício que a população mundial promove. Tem pessoas passando fome e outros jogando alimentos fora. Isso é uma equação que não fecha”, avaliou o estudante do 8º Ano B da EMEF Vila Schmidt.

Texto: Ascom Westfália