Natal Arroio do Meio Eventos Destaques

Decoração natalina reforça espírito comunitário e anuncia programação de dezembro

Enfeites natalinos espalhados na Praça Flores da Cunha e Rua de Eventos.

Concluindo a programação dos 85 anos de aniversário do Município e iniciando os festejos natalinos, a Casa do Museu sedia na sexta-feira, 6, o lançamento do livro “O Tempo é o Senhor da Razão e Outras Crônicas”, do jornalista arroio-meense Gilberto Jasper (59). O evento inicia às 19h, com sessão de autógrafos. O livro é uma coletânea de 120 crônicas publicadas por Jasper em diferentes jornais, com temáticas sobre amigos, futebol, memória, política, jornalismo, sociedade e família. O autor trabalhou nos jornais Zero Hora, Gazeta do Sul, Informativo do Vale e O Alto Taquari, rádios Gazeta e Independente, além de atuar na assessoria dos governadores Antônio Britto e Germano Rigotto, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Câmara Municipal de Porto Alegre. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco.

O Natal da Família segue com atrações até o dia 22. Na tarde do domingo, 8, ocorre o Natal da Criança Dália, na Rua de Eventos. A tradicional Caminhada Natalina será realizada dia 12 (quinta-feira), a partir das 19h, com saída em frente ao Hospital São José, onde ocorre a bênção da saúde. Esse ano a Caminhada encerra na Secretaria de Educação e Cultura, com a entrega das instalações revitalizadas após obra de modernização do prédio.  No sábado, 14, às 19h, a Rua de Eventos sediará a Cantata de Natal com Coral/Musical de Gramado e Concerto Didático do projeto Tem Música no Museu. E para o dia 22, a rua Dr. João Carlos Machado será exclusiva para pedestres das 15h às 21h, para o Natal da Família no Centro, com diversas atrações, decoração, sonorização e gastronomia ao longo da rua, convidando a comunidade ao clima natalino. Às 18h ocorre o tradicional Desfile dos Bebês, abrilhantando de forma especial o domingo em família.

 

Decoração Natalina com envolvimento comunitário!

A Administração Municipal Comunidade e Família inovou na decoração natalina, ampliando a iluminação na Rua de Eventos e os enfeites no Centro, em especial na Praça Flores da Cunha e Rua de Eventos. Como nos anos anteriores, os enfeites foram produzidos com o envolvimento comunitário, de muitas mãos voluntárias.

De acordo com a Coordenadora do Departamento de Cultura e Casa do Museu, Carla Jaqueline Schroeder, pelo menos 250 pessoas se envolveram na confecção dos enfeites de forma voluntária. Esse número inclui diversos grupos: Professoras municipais aposentadas, que confeccionaram laços para os pinheiros; Jovens do grupo de Educação e Saúde da ESF São Caetano, que produziram estrelas em origami para pinheiros da Rua de Eventos; Idosas que confeccionaram guirlandas para as repartições públicas e botas para a casinha do Papai Noel instalada na Rua de Eventos; Artesã Claudia Jung, que produziu as guirlandas para a Rua de Eventos e conduziu as oficinas de cerâmica na Casa do Museu, envolvendo cerca de 50 pessoas na produção de lanternas para a Caminhada Natalina e enfeites para a decoração da Praça Flores da Cunha; Artesãs oficineiras e cerca de 90 pessoas dos grupos de convivência do Centro de Referência da Assistência Social, responsáveis pela confecção dos Duendes, Famílias Noel, Presépio e demais enfeites, incluindo as bolas de garrafa pet para a árvore central da Praça; Professoras e alunos da AMAM, que produziram 200 estrelinhas em EVA para os pinheiros da Praça e as Artesãs da Associação Arroio do Meio em Arte, que confeccionaram 250 bolinhas de tecido para enfeitar os pinheiros instalados ao longo da rua Dr. João Carlos Machado.

A iluminação, construção da Casa do Papai Noel, enfeites da Praça da Secretaria de Educação e Cultura, instalação de pinheiros ao longo da rua Dr. João Carlos Machado e das caixas de presentes grafitadas espalhadas pela cidade, foram executadas por servidores públicos municipais, que contaram com o apoio de voluntários na instalação de alguns enfeites.

“Esse envolvimento enaltece nosso espírito comunitário e natalino, ampliando nosso sentimento de orgulho e pertencimento a estes espaços públicos, como extensões dos nossos lares. Só temos a agradecer a todos que se envolveram na confecção dos enfeites e nos ajudam a preservá-los, para termos um Natal fortalecido em comunidade e família”, salienta o Prefeito Klaus Werner Schnack.

 

Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Assessoria de Imprensa de Arroio do Meio