tempo Meio Ambiente Bom Retiro do Sul

Defesa Civil de Bom Retiro do Sul faz levantamento das famílias desalojadas

Enchente atinge famílias de Bom Retiro do Sul

Desde a perspectiva de cheia do rio Taquari na terça-feira, 07 de julho, que se confirmou a partir da madrugada da quarta-feira, 08 de julho, a Defesa Civil e os órgãos públicos do município de Bom Retiro do Sul trabalham para prestar todo o auxílio às famílias residentes nas áreas de alagamento.

Nas primeiras horas da quarta-feira, ruas de acesso à Barragem Eclusa foram interditadas. Ao longo do dia, ruas no interior também foram bloqueadas devido à cheia do Taquari. A elevação do rio persistiu até a madrugada da quinta-feira, 09 de julho, superando os 20 metros na Barragem Eclusa e atingindo o pico de 27,39 metros no Porto de Estrela às 2h.

Ao longo deste período, a Defesa Civil, a Secretaria de Obras e a Assistência Social monitoram a situação e agindo de acordo com as demandas. Com a cheia histórica, cerca de 100 pessoas até o momento estão em situação de desalojamento. Elas residem principalmente nas localidades de Beira do Rio e Faxinal da Silva Jorge.

A Defesa Civil e o município seguem trabalhando no interior, fazendo o levantamento da situação e levando apoio às famílias de acordo com suas necessidades.

 

Doações

Para auxiliar as famílias, foi lançada uma campanha de arrecadação de roupas, cobertores, roupas de cama, móveis, eletrodomésticos, calçados e material de limpeza, para auxiliar as famílias. As doações podem ser feitas na Secretaria de Obras (móveis e eletrodomésticos) e na Assistência Social (demais itens).

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias