Iniciativa Região Destaques

Defesas Civis do Vale do Taquari se preparam para o simulado de emergência para enchentes 

Na tarde desta quinta-feira, 07/10, Defesas Civis da microrregião do Vale do Taquari estiveram reunidas na Prefeitura de Lajeado para alinhar e trocar informações sobre os seus planos de contingências. No encontro, o grupo também definiu a data do simulado de emergência para enchentes, que será realizado com o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O evento deverá acontecer no dia 11/11.
Participaram da reunião o secretário da Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o coordenador do departamento de trânsito, Vinicius Renner, o assessor parlamentar lajeadense Douglas Sandri, e os representantes das Defesas Civis de municípios da região, como Arroio do Meio, Muçum, Roca Sales, Estrela e Venâncio Aires. Na reunião, cada Defesa Civil apresentou seu Plano de Contingência para casos de inundação e pôde esclarecer dúvidas. Esta ação se soma aos diversos projetos que estão sendo desenvolvidos na região a fim de qualificar os serviços de prevenção e monitoramento das enchentes.
O próximo encontro do grupo será no simulado sobre situações de enchentes da macrorregião, no dia 11/11. O simulado servirá para capacitar as equipes regionais sobre como agir em situações graves ligadas às cheias, bem como prever e estabelecer métodos de contingenciamento das cheias em cenários de risco.
– No simulado, nos será imposta uma determinada condição que nos exigirá tempo de resposta, conhecimento e agilidade. A partir dele, vamos conhecer quais são nossos pontos fracos e fortes. Também será uma oportunidade para percebermos onde precisamos melhorar. Por isso é importante estarmos alinhados e próximos. Como microrregião, conseguiremos ter mais forças do que um único município agindo sozinho – disse o coordenador do departamento de trânsito, Vinicius Renner.