RSS Rural Destaques Lajeado

Definida a programação da 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas

Plantas bioativas são tema do evento (Foto: Divulgação)

Está definida a programação da 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas – evento itinerante que ocorre na Univates e no Jardim Botânico de Lajeado, entre os dias 26 e 28 de julho de 2018. A relação completa de atividades pode ser encontrada no site. No mesmo local é possível fazer as inscrições para as oficinas, painéis, mesas redondas e palestras, que marcarão a reunião. O mesmo valendo para os interessados em submeter trabalhos científicos.

Marcada para abrir o evento, a conferência “O caminho das plantas bioativas: tradição e ciência” será ministrada pelo doutor em fitotecnia e docente do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Valdely F. Kinupp. “Para nós da comissão organizadora é uma honra contar com a presença de um pesquisador tão renomado como o Valdely” salienta uma das coordenadoras do evento, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira. “Trata-se de uma referência na área com diversas publicações lançadas”, completa.

Com o tema “Despertando para os potenciais das plantas bioativas: tradição e ciência”, a reunião contará com dois eixos principais, sendo eles plantas bioativas na saúde e na alimentação humana e plantas bioativas na sanidade ambiental. “Cada eixo explorará temas variados, como, educação popular em saúde, desafio para a implantação das práticas integrativas e complementares (Pics) no SUS, potencialidades das espécies nativas e homeopatia e fitoterapia na saúde animal e vegetal, entre outros”, destaca Elizangela.

Trilhas ecológicas e interpretativas, pancaminhadas, oficinas temáticas, relatos de experiências, exposição de projetos escolares, espaço da erva-mate, apresentação de trabalhos científicos, espaço do cuidado, hora do chá e feira de produtos orgânicos – em parceria com a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) serão outras das atividades que ocorrerão paralelamente ao evento principal. “A expectativa é de que mais de 500 pessoas participem das discussões, debates e trocas de experiências propostas pelo encontro”, afirma Elizangela.

O evento é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Emater/RS-Ascar e Univates. O apoio é do Sicredi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Languiru, Prefeitura de Lajeado, 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Centro de Orientação Holística Vida Saudável (Cohvisa), Associação Brasileira de Homeopatia Popular, AAVT, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Certel, Itaipu Binacional, Pastoral da Saúde e 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Texto: Ascom Emater