Cultura RS RSS Cruzeiro do Sul

Definida programação da Semana Farroupilha

A Chama Crioula foi acesa no dia 11 de agosto no município de Iraí (Foto: Marcio Steiner/Arquivo)

Nesta terça-feira (14), a Administração de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) esteve reunida com representantes de entidades tradicionalistas do município, para definir a programação da Semana Farroupilha. De acordo com a secretária Anelise Assmann, a Nega, estiveram presentes no encontro representantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Torquato da Rocha Jaques, Piquete Querência do Sul e Invernada Chama no Pé.

A abertura das atividades será às 18h30 da quinta-feira, dia 13 de setembro, no Parque Poliesportivo Municipal, no Centro, sede do evento – nos mesmos moldes dos anos anteriores. O município garantirá toda a infraestrutura. Na ocasião também chegará a centelha da Chama Crioula.

No dia 14, sexta-feira, haverá apresentações das Invernadas Artísticas Chama no Pé e Pagos de São Rafael, além da Escola Municipal de Música, a partir das 19h.

No sábado, dia 15, às 16h será realizado o tradicional Futebol de Bombacha. Cada entidade fará sua equipe. Seguindo, nos dias 16, 17, 18 e 19, as entidades continuam com suas atividades no acampamento. No dia 20, quinta-feira, feriado, às 9h30 irá ocorrer o desfile de cavalarianos, também nos mesmos moldes dos anos anteriores, tendo como ponto de partida o Sítio do Inácio, no bairro Vila Rosa, passando pelas principais ruas do Centro, encerrando no Parque Poliesportivo. No mesmo dia, às 17h, haverá o encerramento das atividades da Semana.

Centelha

A Chama Crioula foi acesa no dia 11 de agosto no município de Iraí. Uma turma de cruzeirenses saiu do município nesta quarta-feira, dia 15, indo de encontro a centelha até o município de Sarandi. Após pegar a chama, o grupo irá pernoitar no município de Boqueirão do Leão, no dia 18 de agosto. Posteriormente, voltarão até Cruzeiro onde a centelha permanecerá, acesa, até dia da abertura da Semana Farroupilha, quando será deslocada até o Parque.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul