Rural Travesseiro

Demonstração de método em poda de frutíferas é realizada em Travesseiro

Com o objetivo de abordar os diversos tipos de poda de frutíferas de clima temperado, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal da Agricultura de Travesseiro realizaram na quarta-feira (05/06) uma demonstração de método de podas de frutíferas. A atividade foi realizada na propriedade do produtor Lasiê Amauri Delazeri, na sede. Na ocasião, o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine, realizou podas de limpeza, de formação ou de condução em nogueiras, figueiras, pessegueiros, caquizeiros, entre outras.

Em sua fala, Bonine reforçou a importância das podas que, se bem executadas, conferem vitalidade a planta, aumentam a produção das frutíferas resultando em melhores frutas, adequam a árvore a um tamanho ideal para o seu manuseio e ainda elimina os galhos e ramos desnecessários, inconvenientes, doentes ou mesmo mortos. “Importante destacar que cada planta terá um tipo de poda diferente sendo importante, portanto, conhecer os hábitos de crescimento de cada uma, qual o seu período de floração, entre outros aspectos”, observa Bonine.

Para o anfitrião da tarde, o evento teve grande importância não apenas pela troca de conhecimentos, mas também por instrumentalizar os produtores para um melhor desenvolvimento de seus cultivos. Com um pomar orgânico com mais de 100 tipos de frutas diferentes, de bergamota e pêssego à graviola e mirtilo, Delazeri garante o consumo desses alimentos o ano inteiro. “Estamos falando de saúde e não há nada melhor nesse sentido do que colher uma fruta limpa, diretamente do pé”, argumenta.

Assim como ocorre com Delazeri, a grande maioria dos agricultores de Travesseiro possui pomar com frutíferas  para o consumo da família ou para a a divisão do alimentos com vizinhos e com amigos. Ainda assim, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Dexheimer, reforça o empenho da Instituição em levar as tecnologias que possam fazer com que os produtores cultivem alimentos de qualidade. “Nesse sentido, ma próxima atividade, sobre elaboração de caldas sulfocálcica e bordalesa deverá ser realizada em breve, em local a ser definido”, comenta.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald