Arroio do Meio RSS Rural - Agricultura

Dentro de condomínio, jovens participam de aula diferenciada

Turma participou de visita. Atividade inclui aulas do Projeto Sucessão Familiar (Foto: Karine Conzatti)
Turma participou de visita. Atividade inclui aulas do Projeto Sucessão Familiar (Foto: Karine Conzatti)

Os jovens participantes da quarta turma do Projeto Sucessão Familiar da Dália Alimentos participaram de uma aula diferenciada no dia 29 de julho. O grupo realizou uma visita ao Condomínio Leiteiro Associativo com Ordenha Robotizada de Arroio do Meio, com o objetivo de obter conhecimentos relativos às inovações tecnológicas implementadas, além de conhecer o modelo associativo trabalhado de forma pioneira pela Dália Alimentos junto ao quadro social.

O grupo esteve acompanhado pelo professor Lucildo Ahlert e foi recepcionado pelo presidente do condomínio Eloir Lohmann e pelo encarregado Ederson Müller, os quais explicaram sobre a logística e o funcionamento do empreendimento. Cada jovem, distribuído em grupos, elaborou um questionamento sobre as características do empreendimento, como: infraestrutura e condições de produção, gestão do negócio e transparência, inovações tecnológicas, grau de complexidade e nível de exigências na introdução das inovações tecnologias, custos de manutenção e eficiência das novas tecnologias.

Após a rodada de questionamentos, o grupo visitou as instalações do condomínio, que conta com um pavilhão central, com capacidade para alojar 262 animais, um pavilhão de máquinas, uma terneireira, silos e moradias para os funcionários. Ahlert avalia a visita como uma aula diferenciada em que os jovens demonstraram interesse pela sistemática do condomínio. “Foi um momento em que todos nós adquirimos conhecimento sobre um projeto inovador que a Dália Alimentos está executando. Observou-se que os jovens interagiram e apresentaram diversos questionamentos, aguçando a curiosidade do grupo, o que tornou a visita produtiva e objetiva”.

O Condomínio Leiteiro Associativo com Ordenha Robotizada de Arroio do Meio conta com 12 produtores associados, além da Dália Alimentos, que possui uma cota. A produção diária é de 5,8 mil litros, com média 32,8 litros/leite/vaca/dia. A capacidade instalada é para 262 animais, sendo que hoje há 199 animais alojados. Para assegurar o bom desempenho do condomínio, mensalmente, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, participa, junto dos associados, de reunião para tratar e avaliar resultados zootécnicos, produção, produtividade, desempenho contábil e financeiro.

Sucessão: próximo encontro
A próxima aula do Projeto Sucessão Familiar será no dia 26 de agosto, no Auditório Ouro Branco, no Parque Dália, em Encantado. Para o mês de setembro estão agendadas as visitas com os técnicos e o professor às propriedade dos alunos para auxiliar na tabulação dos dados, os quais fornecerão a base ao trabalho de conclusão, a ser apresentado por cada jovem no início do próximo ano. Também para o próximo mês está definido o encontro com os pais para integração e explanação da realidade de cada família.

Texto: Ascom Dália Alimentos