Trânsito RS RSS Teutônia

Departamento de Trânsito inicia série de palestras para a Melhor Idade

Palestras focam dicas de segurança em geral (Foto: Divulgação)

Após uma semana de intensa de conscientização nas escolas, o Departamento de Trânsito de Teutônia iniciou uma série de palestras nos grupos da Melhor Idade do município. Durante o mês de outubro, o diretor do departamento, Carlos Alberto da Silva, percorrerá os 15 grupos do município, focando a conscientização e a prevenção de acidentes de trânsito, além de dar dicas de segurança em geral.

Durante os encontros, são repassadas dicas para um trânsito mais seguro, bem como são informados dos seus direitos, dentre elas, vagas preferenciais de estacionamento em determinadas vias. Também são focadas dicas de segurança nas residências, bem como na rua, como ir ao banco, como identificar golpes aplicados por telefone e precauções do dia a dia. Os idosos ainda têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e, inclusive, colocar suas demandas.

Conforme Silva, a intenção de ampliar o trabalho de conscientização para a Melhor Idade surgiu após se observar que muitos acidentes e outras ocorrências envolviam esta faixa etária. “O trânsito passa por constante evolução e, com isso, muitos idosos acabam não acompanhando essas mudanças. Mas não focamos somente o trânsito. Outras questões de segurança também são abordadas, uma vez que os idosos são público fácil para criminosos. Os idosos, ao saberem identificar situações de risco, estarão menos suscetíveis”, enaltece.

A coordenadora do Departamento da Melhor Idade da Prefeitura, Aneli Dickel, salienta que o trabalho realizado pelo Departamento do Trânsito junto aos grupos será de grande valia. “Sempre procuramos proporcionar atividades diferentes nos grupo. A participação do Departamento de Trânsito vai ao encontro com a nossa proposta. Esse trabalho está sendo muito produtivo, pois os idosos realmente esclarecem as suas dúvidas”, avalia.

Texto: Ascom Teutônia