RS Obras Destaques

Deputados aprovam audiências públicas para debater ligações asfálticas em oito municípios

Comissão Especial deve concluir audiências até julho (Foto: Juarez Junior)
Comissão Especial deve concluir audiências até julho (Foto: Juarez Junior)

Para debater as 76 ligações asfálticas aguardadas em 18 regiões do Estado, a Comissão Especial dos Municípios sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), aprovou na terça-feira (10), em reunião extraordinária, a realização de audiências públicas em oito localidades. Os encontros deverão acontecer até o recesso de julho.

Conforme os requerimentos aprovados, nesta etapa do trabalho a comissão realizará audiências públicas nos municípios de Dois Irmãos das Missões; Pirapó; Pinhal Grande; Amaral Ferrador; Sede Nova; Montauri; Coqueiro Baixo; e Santo Expedito do Sul. Estas localidades correspondem às regiões da Produção, Alto Jacuí, Missões, Centro, Costa Doce, Celeiro, Encosta Superior do Nordeste, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Nordeste, respectivamente.

Gilmar Sossella aguarda resposta da Secretaria dos Transportes sobre questionamento a respeito de prioridades da pasta em relação às obras dos acessos asfálticos, quando então deverá dar início aos deslocamentos da comissão para as audiências públicas. Com prazo de 120 dias para essa atividade, a previsão é de encerramento dos encontros antes do recesso parlamentar de julho. O deputado deverá agendar audiências nos Ministérios da Fazenda e do Turismo, em Brasília, para a busca de novos recursos que viabilizem as obras de viabilização dos 76 acessos asfálticos restantes.

O deputado Adolfo Brito (PP) deverá encaminhar requerimento para realização de audiência pública em município da região Centro-Serra.

Presenças
Participaram da reunião os deputados Gilmar Sossella (PDT), Vilmar Zanchin (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Eduardo Loureiro (PDT), Adolfo Brito (PP), Sergio Turra (PP), e as deputadas Zilá Breitenbach (PSDB) e Liziane Bayer (PSB).

Texto: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa