Esporte Saúde Estrela

Desafio cumprido no Calçadão

Em Estrela, a 25ª edição da mobilização mundial contou com aulas de ginástica, zumba, esteiras e até trio elétrico

O Dia do Desafio, realizado ao redor do mundo nesta quarta-feira (29), alcançou seus objetivos na Princesa do Vale. Os estrelenses abraçaram mais uma vez a causa e às 8h da manhã desta quarta-feira (29) o espaço montado no Calçadão da Rua Fernando Abott já contava com gente fazendo jus ao lema “Você se mexe e o mundo mexe junto”. O dia onde se propõe que as pessoas reservem ao menos 15 minutos para realizar alguma atividade física e reflitam sobre a importância disto levou centenas de pessoas de diversas idades a participarem da programação montada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

O evento contou com uma série de atividades, todas francas. Pessoas que passavam pelo local eram convidadas a se exercitarem nas esteiras elétricas disponibilizadas ou mesmo jogar tênis de mesa. Exercícios coletivos também movimentaram crianças jovens e adultos. Foram oportunizadas aulas de ginástica, com a professora Joana Diedrich, e de zumba, então com a professora Carina Miguel, da Studio Fitness. A presença de trio elétrico do Sesc também misturou momentos de alegria com energia. Funcionários de empresas, indústrias, comerciantes e turmas de escolas marcaram presença em uma estrutura montada no local. A Secretaria Municipal da Saúde oportunizou testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis e outras, como também nutricionais. Este ano Estrela realizou um autodesafio, e não contra outra cidade do mundo, como geralmente ocorre.

Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa) Tafisa, entidade sediada na Alemanha e que defende o conceito de “esporte para todos”. Ocorre anualmente na última quarta-feira do mês de maio, e tem a finalidade de incentivar a prática sistemática de exercícios. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam sua rotina e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

O Dia do Desafio estrelense conta com a organização da Smel, apoio da Secretaria da Saúde e regionalmente do Sesc em uma parceria com a Fecomércio, e segue a iniciativa mundial da The Association For International Sport for All (Tafisa), da Unesco e da International Sport and Culture Association (Isca). Mais informações na Smel pelo telefone 3981-1067 e no site www.diadodesafio.org.br, onde é possível encontrar informações mundiais sobre o evento e até mesmo um ranking da participação por categoria.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva/
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela