Artigos - Gestão de Pessoas

“Desafios da Liderança” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Quais são os desafios dos líderes nos dias atuais?

As lideranças tem papel importante, pois são elas que alinham os resultados das equipes com as expectativas das organizações e são cada vez mais demandadas no mercado profissional, já que os desafios da gestão de equipes são enormes obstáculos que devem ser superados diariamente.

Sabemos bem que os desafios da liderança são muitos. Existe vários estilos de liderança, mas o que é comum entre todos os eles: as dificuldades de desempenho no cargo. Dentre as inúmeras dificuldades que podem surgir para um líder, algumas são mais recorrentes, e que exigem competências específicas dos gestores. São elas:

Gestão do tempo – Maximizar seu tempo, para que possa dar conta de toda demanda de trabalho; entender o que realmente é importante e o que é somente urgente. Além disso, é preciso rapidez na tomada de decisão e – algo importantíssimo em um mundo de mudanças constantes. Tempo é recurso limitado e precisa ser bem gerenciado.

Construir e manter uma equipe engajada – Formar uma equipe já é difícil, mantê-la unida e motivada é mais complexo ainda. O modo que o líder conduz sua equipe é um aspecto de vital importância para o sucesso.

Comunicação – É importante, também, lembrar que as pessoas têm diversos estilos de comunicações e isso exige que o líder adapte seu estilo para melhor se conectar com cada um do seu time.

Desenvolvimento de pessoas – Um líder precisa ser capaz de ensinar pessoas, com estratégias diferentes e com a mesma energia da primeira vez. Não desistir de sua equipe, confiar na qualidade do ser humano e dedicar tempo, energia e inteligência para envolver e desenvolver as pessoas, esses são os desafios de desempenho para uma liderança de alta performance. O tempo que que você dedicar ensinando as pessoas retornará a você como resultado.

Esses são somente alguns dos desafios com os quais os líderes precisam conviver no exercício da liderança, e cada um desses necessita de ações específicas para a realidade que se apresenta. Mas, qual a saída para os líderes diante desse cenário com tantas necessidades? O conhecimento! O líder deve se aprimorar constantemente, buscando conhecimentos de gestão, e encontrando caminhos para vencer as dificuldades.

Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas