Meio Ambiente RS RSS Estrela

Descarte incorreto do lixo tem causado acidentes com garis em Estrela

Garrafas, por exemplo, devem ser separadas e embaladas de forma correta para evitar acidentes na coleta (Foto: Jaqueline Backes)

Responsáveis por manter a cidade limpa, os garis da empresa Transportes e Serviços do Vale (TSV), contratada pelo Governo de Estrela para realizar a coleta do lixo seco e orgânico, têm sido vítimas de acidentes causados pelo descarte incorreto de materiais cortantes e perfurantes, como vidros e seringas.

Esta semana, o trabalhador Antonio Müller sofreu um corte na perna ocasionado por vidro fragmentado, que não foi acondicionado de maneira adequada. O supervisor responsável pela coleta, Genaro Lazzaron, explica que os acidentes tem sido frequentes na rotina de trabalho. “São vidros, seringas e outros materiais pontiagudos soltos, que acabam machucando o funcionário na hora da coleta”, cita.

Os cacos de vidro, produzidos pela quebra de copos e garrafas no ambiente doméstico, por exemplo, são altamente cortantes. Desta forma, devem ser descartados de maneira correta. “Procuramos, junto com a prefeitura e a comunidade, evitar acidentes. Queremos prestar o serviço com qualidade, mas para isso precisamos do apoio e engajamento da população”, completa.

O município possui coleta seletiva, com dias específicos para o lixo seco e orgânico. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, é importante que os moradores separem os resíduos e coloquem em frente às suas residências somente nos dias em que cada tipo é recolhido.

Como descartar vidros e seringas

A melhor maneira de descartar estes resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, de forma que possam ser identificados. Isto evita que fiquem em contato direto com as sacolas plásticas na hora do descarte, diminuindo o risco de cortes. Também evita que as sacolas rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar. Já seringas não devem ser colocadas junto com o lixo seco ou orgânico, mas levadas até os postos de saúde ou Posto de Saúde Central, na Rua Coronel Brito, 1058, Bairro Oriental.

Texto: Ascom Estrela