Cultura RS RSS Paverama

Desfile Cívico de Paverama reúne milhares de pessoas nas ruas de Paverama

Mais de 20 entidades e comunidades participaram do tradicional desfile cívico (Foto: Divulgação)

A mais de 4 décadas a população paveramense sai de casa no dia 7 de Setembro seja para desfilar ou prestigiar o Desfile Cívico. E na manhã da sexta-feira não foi diferente, milhares de pessoas estiveram nas ruas de Paverama acompanhando as mais de 20 entidades e comunidades que desfilaram mostrando o seu patriotismo e enfatizando seus trabalhos e projetos.

O evento iniciou com a formação do Palanque Oficial, que contou com a presença de autoridades municipais, como o Prefeito Vanderlei Markus e a Primeira-Dama Débora Markus, o Vice-Prefeito Elemar Dickel e a Vice-Primeira-Dama, Ivane Dickel, além da presença de vereadores e secretários municipais. O Prefeito, o vice e a Presidente do Legislativo Paveramense, Luciara Silva, foram os responsáveis por hastear as bandeiras durante a execução dos hinos nacional e de Paverama.

O desfile foi aberto de forma oficial pelo carro que trouxe a nova corte de Paverama, composta pela Rainha Jordana Costa Steffen, a 1ª Princesa Janaína Dickel Bilhar e a 2ª Princesa Renata Capitani Althaus. Na sequência o Centro de Referência em Assistência Social de Paverama desfilou apresentando os seus projetos.

Em seguida foi a vez da Rede Municipal de Ensino, que através de suas 5 escolas de educação infantil e 6 escolas de ensino fundamental que dentro do tema Cultura da Paz, apresentaram seus projetos e atividades realizadas em salas de aula. As duas escolas da Rede Estadual, EEEF Boa Esperança e a EEEM Paverama contaram um pouco de sua história a apresentaram seus trabalhos e projetos desenvolvidos nos educandários.

Entidades religiosas, culturais, desportivas e culturais também marcaram presença no desfile, como o Grupo Crianças de Aparecida, o Grupo de Danças Folclóricas Origens, a Associação de Futsal Fênix, o 507 Club, o CTG Estância do Siqueira e os mais de 20 piquetes e ctgs visitantes além da Carreteada da Cabriúva.

Destaque para as bandas marciais da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, que neste ano completa 47 anos de atuação e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalina Pinto Vilanova, que é um pouco mais jovem, tem 18 anos. Ambas foram espetáculos a parte nos desfiles de seus educandários.

Texto: Ascom Paverama