Educação RSS Fazenda Vilanova

Desfile cívico em Fazenda Vilanova expõe o orgulho pela nação

Banda Marcial da Escola Edgar da Rosa Cardoso foi destaque (Foto: Kátia Meirelles)
Banda Marcial da Escola Edgar da Rosa Cardoso foi destaque (Foto: Kátia Meirelles)

Fazenda Vilanova realizou no domingo (11), o desfile cívico para homenagear a Pátria. Duas horas de evento foram suficientes para mostrar na Avenida Rio Grande do Sul, o orgulho que os vilanovenses têm pelo país e pelo município. O dia ensolarado atraiu público que levou cadeiras e chimarrão para assistir de perto a homenagem ao Brasil. Na passarela, diversas entidades do município: escolas, clube de mães, grupos da terceira idade, tradicionalistas e muito mais. Com faixas, cartazes e balões, cada entidade exaltou a sua história e sua importância no contexto de Fazenda Vilanova.

A abertura do desfile foi feita pela secretária da Administração, Terezinha Cleiva Bender que ressaltou a importância do ato para despertar a autoestima da comunidade. “Comemoramos 194 anos de independência de nossa pátria o Brasil. Fazenda Vilanova chega aos 20 anos de emancipação interessada em zelar pelo bem-estar da sua população e promover a autoestima do vilanovense. Nesses 20 anos crescemos e hoje somos mais de 4 mil vilanovenses unidos pela fé. A Vila como é chamada carinhosamente, é formada por um povo oriundo de diversas cidades do Estado, que se orgulha de morar aqui.”

O desfile foi uma oportunidade de mostrar os valores trabalhados em aula pelas instituições educativas do município. Com o tema “Diferente é a Vida que Queremos para um mundo melhor”, o tom do desfile teve um discurso contra o preconceito e em favor da diversidade, motivando o respeito, a gentileza, a alegria e o civismo. Na avenida destaque ara os estudantes e crianças das escolas de educação infantil que compareceram em peso para levar mensagens de motivação e esperança ao público.

Tifani Eduarda Schwartz (15) desfilou mostrando os valores da Educação de Jovens Adultos (EJA) e acredita que o evento é uma boa iniciativa porque divulga as entidades da cidade. Depois de passar pela avenida, ela virou espectadora. “A banda marcial da Escola Edgar da Rosa Cardoso foi uma das coisas que mais chamou a atenção.”
Navir Terezinha de Souza (62) faz questão de comparecer ao desfile todos os anos para assistir à filha. “Eu acho bonito, tudo chama a atenção. É bom porque os alunos gostam de participar.”

A secretária de Educação, Débora Dornelles da Silva ressalta que o desfile evidenciou temas trabalhados em aula e que foram muito bem representados na avenida. “Este ano, a atividade mostrou o empenho e o envolvimento dos pais, alunos e professores. A parceria entre escola e família também foi apresentada em forma de desfile, assim como os trabalhos expostos pelos representantes de entidades.”

Texto: Ascom Fazenda Vilanova