Cultura RS RSS Destaques Teutônia

Desfile Farroupilha evidencia as tradições e o amor ao Rio Grande do Sul

Cavalarianos foram atração à parte (Foto: Matheus Prates/Divulgação)

As principais ruas do Bairro Languiru e a Avenida 1 Leste foram tomadas pelas cores do Rio Grande do Sul na última quinta-feira, dia 20 de setembro. Mais de 700 pessoas, dentre eles, aproximadamente 380 cavalarianos, mostraram todo o seu amor ao Estado durante o Desfile Farroupilha, um dos pontos máximos do 2º Acampamento Farroupilha de Teutônia.

O desfile iniciou em frente ao Agrocenter Languiru, no Bairro Languiru. De lá, seguiram pelas principais ruas do bairro, ingressando na Avenida 1 Leste. Em frente à Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru, as escolas do município integraram o desfile, que prosseguiu até o local do Acampamento Farroupilha, no Centro Administrativo.

Um dos destaques do desfile foi a participação dos cavalarianos. Aproximadamente 380 cavalarianos, de todas as idades, evidenciaram as tradições e orgulho de ser gaúcho. Alguns tiveram a honra de levar as bandeiras, dentre elas, a do Rio Grande do Sul.

Junto ao palanque oficial, em frente à Prefeitura, cada escola, CTG, CCT e Piquete participante do desfile ganhou um troféu de participação. Após o desfile, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e prestigiar o Acampamento Farroupilha, montado junto ao Centro Administrativo, onde, em cada piquete, tradicionalistas mantêm vivos os costumes, saberes e sabores dos antepassados.

O prefeito, Jonatan Brönstrup abriu o desfile dos cavalarianos, trazendo a bandeira do município, acompanhado do vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, que trouxe a bandeira do Estado. Em suas palavras agradeceu ao público em geral e, emocionado, lembrou a importância em manter o tradicionalismo. “Dentro de cada um de nós, precisamos que a Chama Crioula se mantenha acesa, para que possamos, a cada ano, tornar nosso evento ainda mais forte. Aqui, através do Acampamento Farroupilha, criamos um ambiente para as famílias”, destacou.

A programação do Acampamento Farroupilha segue até esta sexta-feira, dia 21, quando, às 21h, ocorre a apresentação da invernada Juvenil do CTG Porteira dos Pampas. Em seguida, às 21h30min, inicia o show com João Luiz Corrêa.

Toda a programação tem entrada franca. A realização é da Prefeitura de Teutônia, através das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio dos Centros de Tradições Gaúchas Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, Centro Cultural Tradicionalista Querência Amada e dos 14 piquetes.

Texto: Ascom Teutônia