Natal Eventos Destaques Estrela

Detalhes e atrações do “Natal de Estrela” são revelados

Primeira-dama Carine Schwingel trouxe os detalhes da edição 2019

Informações sobre a programação e decoração do evento, agendado para iniciar dia 29 de novembro, foram divulgados nesta quinta-feira (24)

O “Barracão de Natal” de Estrela já está em ritmo acelerado há dias, mas somente na manhã desta quinta-feira (24) é que empresários, lideranças sociais, imprensa, a comunidade e apoiadores em geral tiveram acesso às atrações principais da programação e detalhes da decoração do evento, considerado na respectiva temática já o terceiro maior do Estado, atrás apenas dos de Canela e Gramado. Em solenidade paralela ao lançamento da Campanha Estrela Premiada 2019 (https://estrela.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/5670), ocorrida na sala de eventos da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), a primeira-dama do município, Carine Schwingel, trouxe os destaques da festa, que terá sua abertura oficial dia 29 de novembro.

Barracão está em ritmo acelerado. Aceita-se voluntários

Entre os destaques, a ornamentação da cidade, que a cada ano é ampliada e ganha novos enfeites, realizado em sua grande parte pelas mãos de servidores e voluntários no “Barracão de Natal”. Da entrada da cidade aos principais locais do evento, milhares de diferentes elementos natalinos farão a alegria do público. Já na rótula de entrada, três bonecos gigantes. Um Papai Noel com seis metros de altura, acompanhado de dois gnomos com três metros cada. A Rua Fernando Abott, do Calçadão, este ano terá treze pórticos iluminados. O local será palco de uma das maiores novidades da edição: desfiles temáticos, que ocorrerão em quatro noites, nos dias 30/11 e 07/12, 14/12 e 21/12. Contarão com sete carros alegóricos e a presença de mais de 15 entidades envolvidas (ver relação abaixo).

Calçadão, sempre um dos focos da decoração, terá nova ornamentação este ano

Ainda dentro do quesito ornamentação, foco na Praça Menna Barreto, que contará com centenas de elementos decorativos, como pinheiros, estrelas em led, bonecos de neve iluminados, cordões luminosos, letreiros e estrelas gigantes nas três principais entradas da praça. Ainda um carrossel junto ao chafariz central. Já no Parque Princesa do Vale, outro ponto de referência, uma árvore natalina com mais de oito metros de altura e demais elementos decorativos pelo local. A primeira-dama também ressaltou a volta do show de luzes e águas dançantes no Parque Princesa do Vale. “Não o realizamos no ano passado, e as pessoas sentiram falta. Voltará este ano ainda mais bonito, maior e emocionante. Já está sendo testado”, afirmou, ao explicar que terá duração de 4 minutos e que ocorrerá nas quintas e sextas-feiras, sábados e domingos. “E apesar de nossa programação estar mais centralizada no Parque e no Centro, nossa decoração poderá ser vista nos mais diversos lugares da cidade, do nosso pórtico de entrada às principais ruas, e mesmo nos bairros mais distantes, onde um trenó especial irá convidar a todos para virem participar desta lida festa”, revelou.

Shows

Entre os shows, Carine frizou que um desejo buscado desde a primeira edição agora vai finalmente se tornar realidade: a presença do maestro João Carlos Martins e sua orquestra. Na programação artística, ainda, Natal em Cordas com Marcello Caminha & Pepeu Gonçalves; Duca Leindecker & Banda; Padre Ezequiel; Dall Pozzo; Os Serranos e Banda Bee Gees Cover.

Entre outras novidades citadas pela idealizadora do Natal, está o lançamento de um aplicativo especial, que está em fase de coleta de dados. Este estará disponível gratuitamente na App Store e Play Store e trará informações gerais da cidade como pontos turísticos; restaurantes, telefones úteis, assim como da Programação artística do Natal.

Conforme a primeira-dama Carine Schwingel, o sucesso do evento é resultado de um trabalho que envolve não somente o poder público, mas entidades, empresas e voluntários. “E tudo isso conseguimos em poucos edições. Mas podemos mais. É uma festa que tem potencial para muitos mais, para crescer sempre, pois veio para ficar”, garantiu, sob aplausos, ao lembrar das 68 empresas de Estrela e outros municípios patrocinadoras do evento em 2018, as que estarão de novo juntas ou pela primeira vez este ano, além de parceiros já fieis como a Câmara de Vereadores. Citou ainda o empenho das pessoas em enfeitarem suas residências, vitrines de lojas, e o trabalho voluntariado do Barracão. Este, por sinal, funciona no prédio da antiga Polar, em frente à escadaria, no horário das 8h às 13h30min e das 13h30min às 17h. “São sempre bem-vindos novos voluntários.”

Desfiles temáticos

  • Dias: 30/11, 07/12, 14/12 e 21/12,
  • Início: às 20h
  • 7 carros alegóricos
  • Mais de 15 entidades envolvidas: Escola de Patinação, Vovolândia, Apae, Igrejas, Estrelart, Gracie, AME, Emater, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Grupos Folclóricos de Danças Alemãs, Societá Fiori Dei Piani, Escola Renascer do Samba, CTGs Estrela do Rio Grande e Raça Gaudéria, Lions Clube e Rotary Club.

Shows

  • Maestro João Carlos Martins e Orquestra
  • Natal em Cordas com Marcello Caminha & Pepeu Gonçalves
  • Duca Leindecker Banda
  • Padre Ezequiel Dall Pozzo
  • Os Serranos
  • Banda Bee Gees Cover

Detalhes da decoração

Pórtico de Entrada

  • CORTINAS: Conjunto de cortinas e babados aveludados visíveis frente e verso e iluminadas com cordão led.
  • TELHADO LUZ: Conjunto de “Telhado Luz” com cordão led


Rótula de entrada

  • BONECOS GIGANTES: Papai Noel de 6m de altura, acompanhado de 2 gnomos de 3m cada.

Avenida Rio Branco

  • ÁRVORES NATALINAS INVERTIDAS: Conjuntos de 1,20m com 240 galhos. Cada uma com 20 bolas e elementos natalinos e estrela no seu topo (base).


Rótula das ruas Cel. Müssnich/Cel. Brito

  • GLOBO DE NEVE: Bola em vinil transparente e iluminada medindo 2m x 2m, jorrando flocos de neve. Contará com boneco de neve interno.


Parque Princesa do Vale

  • ÁRVORE GIGANTE: Visível dia e noite. Possuirá 8m x 2,5m. Sua decoração será composta por: 80 bolas de natal, 20 laços vermelhos, 50 flash’s, 25 snow-led’s, 180m de cordão led, 10 projetores led’s RGB.
  • Internamente terá um ambiente simulando a Casa do Papai Noel, permitindo a entrada e circulação de pessoas.

Calçadão / Rua Fernando Abott

  • PÓRTICOS ILUMINADOS: Treze pórticos iluminados com decoração em formato de arabescos, estrelas decorativas e pingentes na cor vermelha. Entre os pórticos, cordões de led em formato de cortina. Movimento de luz entre os pórticos com uso de controladores para dar sensação de túnel luminoso.

Praça Menna Barreto

  • PINHEIROS: Dez pinheiros de led coloridos medindo 2m x 1m, espalhados em pontos estratégicos dentro da praça.
  • LETREIRO: Instalação do letreiro “2020” na entrada principal da praça, medindo 1,50 de altura por 5m de comprimento, decorado com cordões luminosos.
  • ESTRELAS: Instalação de 64 estrelas de led com movimento no interior da praça.
  • BONECOS DE NEVE: Instalação de 30 bonecos de neve iluminados, medindo 50cm de altura, na pracinha das crianças.
  • ÁRVORES: Instalação de cordões luminosos de led em 30 árvores espalhadas na praça.
  • MINIESTRELAS: 105 unidades de miniestrelas de led, dando ideia de céu estrelado em 2 entradas.
  • PÓRTICOS: Instalação de pórticos em formato de estrela natalina nas 3 entradas principais. Os enfeites terão a altura 2,5m e cordão luminoso de led.

 

Seja um voluntário

Barracão de Natal

Prédio da antiga Polar

Endereço: Rua Arnaldo José Diel (em frente à escadaria)

Horário: 8h às 11h30min e 13h30min às 17h

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Prefeitura de Estrela e arquivo
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela