Trânsito RS

Detran abre inscrições para curso de educação para o pedestre

Curso de Educação para Pedestre se inicia em 25 de fevereiro, com formação direcionada especialmente para professores (Foto: Card)

A Escola Pública de Trânsito do DetranRS oferece mais uma edição do Curso de Educação para Pedestre. Com início em 25 de fevereiro, a formação direcionada especialmente para professores do ensino fundamental é feita integralmente a distância e tem duração de 20 horas, distribuída em cinco semanas.

Entre os temas abordados estão o papel do multiplicador; aspectos conceituais, históricos e psicopedagógicos do trânsito, a interdependência entre o quadro de acidentalidade, a dinâmica do impacto (em caso de atropelamento) e a fragilidade dos corpos; os cuidados para redução dos riscos e os princípios que repercutem na qualidade da convivência no espaço público.

Também são trabalhados a abordagem do tema na escola, as diretrizes nacionais de educação para o trânsito e alternativas didáticas adequadas às características do público infanto-juvenil.

“Assim como os condutores tem uma formação específica, os pedestres também precisam de orientações mínimas para utilizar o espaço público com mais segurança e consciência. Os professores têm a oportunidade de trabalhar essas questões em aula com seus alunos na idade em que começam a ganhar as ruas”, explica a coordenadora de Ensino a Distância do DetranRS, Adriana Reston.

A formação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site educação Detran.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/ Ascom DetranRS
Edição: Léa Aragón/Secom