Saúde Cruzeiro do Sul

Dia D da vacinação contra a gripe é neste sábado

Até o momento cerca de 1,3 mil receberam a dose.

Como ocorre tradicionalmente todos os anos, mais uma vez teremos o dia D para a vacinação contra a Influenza – Gripe. Será neste sábado, dia 4 de maio. Este dia é para as pessoas com dificuldades de acesso aos postos de saúde durante a semana e as demais que desejam procurar a imunização neste momento específico. Em Cruzeiro do Sul as pessoas poderão se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, na rua Santa Catarina, ou no Posto dos Grupos do Estratégia de Saúde da Família (ESFs), também no Centro, na rua Visconde do Rio Branco, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Lembrando que as doses também podem ser procuradas em qualquer dia da semana, até 31 de maio. O Posto do ESF fecha ao meio dia e a sala de vacinas deste atende das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. Já a UBS da rua Santa Catarina, ao lado do Hospital, fecha às 16h30, mas permanece em atendimento no horário de almoço.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que 3,7 milhões de pessoas devem ser alcançadas em todo o Brasil, ou seja, pelo menos 90% das pessoas consideradas dos grupos prioritários. Em Cruzeiro a meta é aproximadamente 3,5 mil pessoas. Até o final da última semana haviam sido vacinadas em torno de 1,3 mil, com destaque para os idosos, com 760 doses aplicadas. Outro público-alvo expressivo no município são as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias. Contudo, este ainda está com a procura baixa, conforme a enfermeira Katiucia Oliveira. Foram aplicadas em torno de 220 vacinas, o que corresponde a menos da metade da meta. “O sábado, dia D, será muito importante para que os pais também possam trazer as crianças para, além de receberem a vacina da gripe, colocarem em dia a sua caderneta de vacinação”, frisa. Conforme o Ministério da Saúde, os objetivos são: reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação; e atualizar a situação vacinal de crianças e gestantes. No momento da vacinação é necessário que as crianças possuam a caderneta de vacinação; pessoas portadoras de alguma doença crônica que se enquadrem nos grupos prioritários devem obrigatoriamente apresentar atestado médico com CID ou cópia de receita médica. A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o Grupo de Comorbidades.

Público alvo

As pessoas que compõem o público alvo são: Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias; Gestantes; Puérperas – até 45 dias pós parto; Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; Povos indígenas; Professores de escolas públicas e privadas; Funcionários do sistema prisional; Jovens entre 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 

Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul