Cidade Destaques

Dia D para descartes e adoções

Ações do Departamento de Meio Ambiente de Estrela e da ONG Aepa irão promover o descarte correto de resíduos e a adoção de cães

Para quem tem pilhas velhas e lâmpadas queimadas em casa, mas não sabe como descartá-las, é a oportunidade. Para quem deseja ter um cachorro de estimação e não quer pagar por isso, e não sabe onde encontrá-lo, também. O local para realizar tudo isso será a Praça Menna Barreto. Será ali que que neste sábado (15), das 9h às 12h, serão realizadas as campanhas “Dia D – Descarte” e a “Feira de Adoção de animais da Aepa”, idealizadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) e Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa).

As iniciativas ocorrerão de forma presencial e no modelo drive thru. Quem quiser fazer a entrega de lâmpadas e pilhas velhas, como também de óleo de cozinha não mais utilizável, equipamentos eletrônicos e de telefonia pós-consumo, não precisará nem descer do carro. “Queremos estimular o correto descarte de resíduos especiais, que não devem ser destinados ao lixo comum. Dar uma oportunidade para aqueles que conscientemente já fazem este processo em suas casas, mas não sabem onde descartá-los. Como também incentivar mais pessoas a realizar estes importantes processos”, destaca a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt. Estes materiais serão posteriormente destinados para empresas ambientalmente corretas e licenciadas para este fim. “A Faros vai recolher o óleo de cozinha usado, a Adonai os eletrônicos e a Recilux as lâmpadas e pilhas. São apoiadoras desta importante campanha.”

Paralelamente será realizada a Feira de Adoção. A Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) levará 9 filhotes de cães entre os mais de 200 cachorros e gatos que estão sob responsabilidade da ONG. Os animais só poderão ser adotados após uma breve entrevista no local com os pretendentes. Solicita-se a voluntária doação de alimentos e de ração para a Feira de Adoção e a Aepa.