Saúde RSS Colinas

Dia da Alimentação quer conscientizar colinenses

Demonstração de receita saudável foi uma das atividades (Foto: Divulgação)
Demonstração de receita saudável foi uma das atividades (Foto: Divulgação)

O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 1981, como uma forma de conscientizar a população de que é preciso se manter informado em questões como nutrição e alimentação para manter a saúde em dia. A data é marcada também pela criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Comemorada em 16 de outubro em mais de 150 países, a Semana da Alimentação ocorreu 16 a 22 de outubro com o tema “rumo à consciência alimentar”.

Em Colinas, desde 2004, o escritório municipal da Emater-RS/Ascar, prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Grupos Organizados de Mulheres se reúnem para discutir a alimentação e realizar ações educativas e de conscientização da importância desta para a saúde. Neste ano, foi a vez da comunidade da Linha Santo Antônio receber o evento que contou com a participação da vice-prefeita Regina Sulzbach e demais autoridades. A programação ocorreu no dia 17 de outubro.

Na ocasião, a extensionista social da Emater, Cleide Gutierrez, chamou atenção para reflexão sobre o ato de nos alimentar de maneira correta para uma vida saudável. O palestrante e médico clínico geral da Unidade Básica de Saúde, Diego Terres, abordou a temática do diabetes como o vilão do mundo moderno e de como a alimentação correta pode contornar seus efeitos e até mesmo evitá-los.

O evento contou ainda com a participação do Grupo Zucker Gruppe – Unidos contra o Diabetes. Os membros fizeram o pré-lançamento do livro que conta com uma coletânea de receitas para diabéticos. A extensionista técnica em agropecuária, Lídia Dhein, enfatizou a importâncias do uso de plantas não convencionais e bioativas na alimentação e como se propagam.

Texto: Ascom Colinas