Encantado RSS Eventos

Dia da Criança Dália reúne cinco mil pessoas

Multidão lotou o Parque João Batista Marchese que também recebeu o Leão da Coragem (Foto: Carina Marques)
Multidão lotou o Parque João Batista Marchese que também recebeu o Leão da Coragem (Foto: Carina Marques)

Eram 12h30min do domingo, dia 9 de outubro, e a pequena Gabriela Luísa Pezzini dos Santos (8), acompanhada pela avó Iraci do Amaral dos Santos (61), aguardava a abertura dos portões do Ginásio do Parque João Batista Marchese, de Encantado, para participar do Dia da Criança Dália.

A festa, tradicionalmente promovida pelo Projeto Criança Dália, da Dália Alimentos, iniciou-se às 14h, mas bem antes desse horário, uma multidão já esperava pelo início das festividades alusivas às crianças na parte externa do parque.

Gabriela foi a primeira criança a entrar na festa, que reuniu cerca cinco mil pessoas entre pequenos e adultos. Moradora do Vale dos Pinheiros, interior do município de Encantado, Gabriela participa todos os anos do Dia da Criança Dália e guarda em casa todos os copinhos coloridos e personalizados de edições anteriores da festa. Para a avó, o evento promovido pela Dália Alimentos é um presente para a comunidade. “A gente participa todos os anos e viemos cedo para aproveitar do início até o fim. É uma bela festa oferecida pela cooperativa, que se preocupa também com as crianças da nossa cidade e região.”

Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, destacou o propósito do Projeto Criança Dália, enaltecendo a tradição do evento que começou de forma tímida, apenas direcionado a filhos de funcionários da empresa e que, com o passar dos anos, tomou dimensões em níveis regional e estadual. “Nosso evento abraça toda uma comunidade, priorizando a educação, através da entrega dos kits escolares, sem esquecer o lazer, a diversão e o entretenimento. É uma festa construída a várias mãos, com a contribuição de centenas de pessoas.”

Fortalecendo o âmbito e o cunho social e educacional do evento, cada criança participante recebeu um kit escolar, contendo mochila, caderno, lápis de cor e um copinho colecionável do Projeto Criança Dália. As mochilas e os cadernos tiveram o patrocínio do Sescoop/RS. No total, foram entregues 1,8 mil kits, além de cachorro-quente, pipoca, refrigerante e o lançamento da Dália Alimentos: a bebida láctea UHT sabor chocolate DÁLIA KIDS.

Enquanto os pais aproveitaram para matear com a erva-mate Ximango, parceira do evento, as crianças se divertiam nos brinquedos infláveis, colorindo o rosto e os cabelos no camarim. O sorteio de três bicicletas e dois tablets também animou a criançada presente. O pequeno Júlio César Moretto de Lima, de apenas 1 ano e 6 meses, levou para casa uma bicicleta. Segundo o pai Valdecir Alves de Lima, anualmente, toda família participa do Dia da Criança Dália. “A festa é muito bonita, animada e divertida. As crianças adoram, ainda mais quando se tem a sorte de levar para casa uma bicicleta.”

Quem também comemorou quando seu número foi sorteado foi a pequena Natasha Cortes Schumann (8). Ela foi chamada ao palco para retirar uma bicicleta e ficou emocionada ao saber que poderia levar para casa o prêmio. “Não imaginei que fosse ganhar. Fiquei muito feliz porque eu não tinha bicicleta e dividia a da minha irmã com ela.”

A supervisora do Setor Social e membro da comissão organizadora do Projeto Criança Dália, Tânia Kummer, comemora o sucesso de mais uma edição do evento, reforçando que o êxito se deve a todos aqueles que participaram e, principalmente, ao empenho e à dedicação de todos os voluntários que colaboraram para a realização do Dia da Criança Dália. “Com o espírito de comprometimento, mais uma vez unimos esforços para tornar este dia especial e feliz para milhares de crianças e seus familiares. Afinal, este é o propósito de uma cooperativa: unir esforços para gerar e fazer o bem.”

Leão da Coragem
Outra atração da tarde foi a presença do Leão da Coragem, mascote do Instituto do Câncer Infantil (ICI). Pelo segundo ano consecutivo ele circulou pela festa, fotografou com os pequenos e reforçou o convite para a 23ª Corrida pela Vida do ICI, que será realizada com patrocínio master da Dália Alimentos no próximo domingo, dia 16 de outubro, no Barra Shopping, em Porto Alegre. A Dália, na condição de apoiadora, também abraçou a causa, auxiliando na comercialização das camisetas do evento. No total, 834 unidades foram vendidas entre os funcionários de diversos setores da empresa.

Trabalho voluntário
Desde a primeira edição do evento, quando começou a reunir um público maior, o Dia da Criança Dália demandou por voluntários. Ano após ano esses voluntários, todos funcionários da Dália e familiares, dedicam o domingo para essa causa nobre, que é o Projeto Criança Dália.

Neste ano, foram 125 voluntários que estiveram no parque desde a manhã até o fim da tarde auxiliando na organização e execução do evento. Divididos em turnos e setores, eles não só auxiliam, mas também comemoram o sucesso de mais uma edição do evento, que visa contribuir com a alegria e a diversão das crianças.

Texto: Ascom Dália Alimentos