RSS Eventos Muçum

Dia da Mulher em Muçum tem troca de sementes crioulas e palestra

O evento contou com a participação de mulheres de vários municípios (Foto: Divulgação)

Organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria de Assistência Social, Cultura, Turismo e Desporto de Muçum, o evento que marcou o Dia Internacional da Mulher foi realizado na quinta-feira (08), na Sociedade Fortes e Livres. Na ocasião houve palestra ministrada pela psicóloga Graziela Ely com o tema “A era digital na melhor idade” e troca-troca de sementes crioulas e de flores – com mais de 65 variedades –, além de apresentação do coral infanto-juvenil do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e de chá da tarde de confraternização.

O extensionista da Emater/RS-Ascar de Muçum Jairo Bellini comenta que o evento ocorre desde o ano de 2010 e visa a homenagear as mulheres, provocando a reflexão e promovendo a troca de experiências entre as participantes. Já a assistente técnica regional da área Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira, lembrou a importância da data para a reflexão acerca dos direitos conquistados e sobre a necessidade de avançar nas questões relacionadas à igualdade de gênero. “Precisamos seguir na luta para que as mulheres sejam reconhecidas e valorizadas em todos os lugares”, enfatizou.

Durante a atividade, a primeira-dama do município, Jacinta Casagrande, também apresentou os detalhes do concurso “Meu Jardim Mais Bonito”, que deve abrir inscrições no começo de abril. Em tramitação na Câmara de Vereadores local, o projeto tem a intenção de valorizar o trabalho dos moradores do interior nos cuidados com os jardins, desenvolver e divulgar o turismo e despertar a consciência ecológica dos participantes. “Além de ser uma forma de manter vivas as tradições dos antepassados”, comentou, salientando o fato de que qualquer pessoa pode participar da competição.

O evento contou ainda com a presença de outras autoridades, como o prefeito de Muçum Lourival Seixas. Outros municípios do Vale do Taquari, como Estrela, Teutônia, Imigrante, Paverama, Anta Gorda, Nova Bréscia, Ilópolis, Encantado, Travesseiro, Bom Retiro do Sul, Vespasiano Corrêa, Colinas e Roca Sales, entre outros, também têm promovido ações para marcar a data, que juntas devem reunir público superior a sete mil pessoas. Todas as informações a respeito das atividades podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar de cada município.

Texto: Ascom Emater