RSS Rural - Agricultura Destaques Teutônia

Dia de campo sobre nutrição, qualidade do leite e criação de terneiros será em agosto

Primeiro Dia de Campo da programação ocorreu no mês de junho, com estações da Cooperativa Languiru, com a Loja Agrocenter; da Samaq Massey Fergusson; e da Milkparts (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Primeiro Dia de Campo da programação ocorreu no mês de junho, com estações da Cooperativa Languiru, com a Loja Agrocenter; da Samaq Massey Fergusson; e da Milkparts (Foto: Leandro Augusto Hamester)

No dia 18 de agosto ocorre mais um Dia de Campo que integra a programação do Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e Feira Agro-Comercial – 6ª Edição, que acontecem nos dias 21 e 22 de setembro, promoção do Colégio Teutônia e parceiros, e que terá como tema central “Eficiência na produção leiteira”.

O circuito temático distribuído pela Granja do Colégio Teutônia acontece das 14h às 16h30min, destacando nutrição e qualidade do leite, com estações da Emater, Centro Regional de Treinamento de Agricultores (CERTA) e Colégio Teutônia; e apresentação de programa de criação de terneiros como opção complementar à atividade leiteira nas propriedades, ideia inovadora para geração de renda, com estação da Nutrifarma.

Ainda no dia 18 de agosto, das 17h30min às 21h, haverá mostra de trabalhos de iniciação científica dos estudantes dos cursos técnicos do Colégio Teutônia, trabalhos de sala de aula desenvolvidos com olhar prático para o dia a dia da agropecuária e do agronegócio. O evento ocorre no Auditório Central do educandário. As inscrições são gratuitas.

Fórum e Feira em setembro

O Fórum Tecnológico do Leite e a Feira Agro-Comercial marcam as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia. A data é celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento. Bastante diversificada, a programação busca envolver diferentes públicos, desde produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens, bem como a comunidade em geral.

Tendo por local o Colégio Teutônia, também haverá espaço destinado às agroindústrias familiares com produção de queijo, salame, conservas, embutidos, pães e ovos, além de estações de empresas parceiras do evento, o tradicional concurso de Leite em Metro e a Escolinha do Leite, desenvolvida numa parceria entre CT e Languiru.

As inscrições para participar de toda programação são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-4040, na Secretaria do CT ou pelos e-mails marcio@colegioteutonia.com.br e areatecnica@colegioteutonia.com.br.

O Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e a Feira Agro-Comercial – 6ª Edição é uma realização do Colégio Teutônia, com o patrocínio das cooperativas Languiru, Certel e Sicredi, Nutrifarma/Nuscience, Du Pont/Pioneer e Prefeitura de Teutônia, com apoio de Emater-Ascar/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Fetag-RS, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Regional Sindical Vale do Taquari e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

Programação

21 de setembro de 2016 – Auditório Central do Colégio Teutônia – Dia Estadual do Leite

19h – Recepção, credenciamento e momento cultural

19h30min – Abertura Oficial do Fórum Tecnológico do Leite – 10ª edição

20h – Painel “Qualidade do leite, cenário e ações governamentais”.

Painelistas: Senar, Emater, Fetag, Sindilat, MDA e SDR

Público-alvo: profissionais da cadeia leiteira

22h – Encerramento das atividades do dia

22 de setembro de 2016

09h – Recepção, credenciamento e momento cultural

Local: Auditório Central do CT

09h às 11h – Escolinha do Leite

Local: Miniauditório do CT

09h30min às 11h – Palestra “Forrageiras para integração lavoura pecuária”

Palestrante: professor e pesquisador Renato Serena Fontaneli

Público-alvo: profissionais da cadeia leiteira

Local: Auditório Central do CT

11h às 14h – Circuito de visitação à Feira Agro-Comercial e Estações Temáticas, com a participação de agroindústrias

Público-alvo: profissionais da cadeia leiteira

Local: Estrutura interna do CT

14h – Painel “Sistemas de produção – relato de experiências”

Painelistas: produtores de leite da região nos sistemas a base de pasto, Free Stall (galpão de confinamento de animais em sistema de baia/cama individual) e Compost Barn (galpão de confinamento de animais em sistema de cama coletiva)

Mediação: pesquisador e consultor Lucildo Ahlert

Local: Auditório Central do CT

14h às 16h – Escolinha do Leite

Local: Miniauditório do CT

16h – Concurso do leite em metro e sorteio de brindes

16h30min – Encerramento do Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e Feira Agro-Comercial – 6ª Edição

Texto: Ascom Colégio Teutônia