Eventos Rural - Agricultura Destaques

Dia do Empreendedor Rural destaca o agronegócio e tem palestra com o ex-ministro Roberto Rodrigues

Rodrigues abordará as perspectivas do agronegócio brasileiro

Setor de grande relevância econômica no Vale do Taquari, o agronegócio é um dos segmentos que será evidenciado pela Estrela Multifeira 2019, recebendo destaque na programação técnica durante o Dia do Empreendedor Rural. Agendado para 05 de setembro, às 10h, o evento terá como atração principal a palestra com o engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que abordará no palco de shows as “Perspectivas do agronegócio brasileiro”. Embaixador da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP, ele ministra atividades nas quais descreve o cenário nacional e internacional do agronegócio, falando sobre a importância do setor para o país e as perspectivas e desafios para o futuro.

De acordo com o secretário da Agricultura de Estrela, José Adão Braun, o agronegócio está experimentando um desenvolvimento tecnológico muito grande, com a modernização geral da produção e o uso de novas metodologias de trabalho, o que exige preparação dos produtores para atender demandas e alcançar competitividade com outros mercados. “Isso exige do produtor qualificação. É uma situação diferenciada e nós temos que nos atualizar constantemente”, afirma. Segundo ele, Rodrigues é uma grande personalidade e, por estar ligado à ONU, tem uma visão panorâmica do setor, representando uma importante referência para tranquilizar os empreendedores rurais quanto às novas exigências a curto, médio e longo prazo. Como exemplo, Braun cita os impactos na produção local do tratado recentemente assinado entre o Mercosul e a União Europeia: “Ele tem todas as credenciais para trazer uma palavra muita abalizada sobre a agricultura, não só do país como a nível internacional. Esse é um parâmetro importante que o produtor não pode perder”.

Na sequência da palestra será apresentado um case prático com produtor associado da Cooperativa Languiru e haverá rodada de conversa com presidentes de cooperativas da região. O ingresso é gratuito e também será servida uma refeição aos participantes. A vinda de Rodrigues para a Estrela Multifeira tem o apoio do Sescoop-RS, Prefeitura de Estrela, Emater, STR e Sicredi.

Painel da Cadeia Leiteira

Estrela é a maior bacia leiteira da região e uma das maiores do Rio Grande do Sul com uma produção de cerca de 40 milhões de litros de leite por ano

Por Estrela ser a maior bacia leiteira da região e uma das maiores do Rio Grande do Sul com uma produção de cerca de 40 milhões de litros de leite por ano, o Dia do Empreendedor Rural também contará com o painel “Benefícios da Nova Normativa para a Cadeia Leiteira”, que será realizado a partir das 13h30min no auditório Vale do Cooperativismo. A nova legislação que trará incremente na qualidade do produto para toda a cadeia e as melhores práticas para atender as exigências serão debatidas pela auditora fiscal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Milene Cristine Cé; médico veterinário e gerente técnico comercial da Launer Química, Alexandre Oliveira; engenheiro mecânico da Metanox, Júlio Silveira; químico industrial e especialista em Engenharia de Produção do Laboratório Unianálises da Univates, Anderso Stieven; e zootecnista e consultora técnica com foco em Qualidade do Leite da Machado Agropecuária, Maristela Bombana.  A atividade também terá acesso gratuito e as vagas são limitadas. Para as duas atividades as inscrições podem ser efetuadas no site www.estrelamultifeira.com.br ou através do e-mail contato@estrelamultifeira.com.br.

A Estrela Multifeira ocorre de 04 a 08 de setembro no Porto e é uma realização da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), com o patrocínio da Prefeitura de Estrela, Câmara de Vereadores, Sicredi, Lojas Benoit, Launer Química, Machado Agropecuária, Carrocerias Altari, Redemac Morelli, Vero, Conpasul, Prost Bier, Languiru, Bremil, Fruki, Cervejaria Bellavista, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Charrua e Trip Tecnologia.

 

 

Crédito: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Estrela Multifeira