Cultura Eventos Destaques Muçum

Dia do Gaúcho será comemorado com Dia Crioulo na Praça Matriz

Café de Chaleira dará abertura ao evento

A Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, com apoio do CTG Sentinela da Tradição, organiza para o dia 20 de setembro, Dia da Revolução Farroupilha, uma programação para cultuar a tradição gaúcha. Diversas atividades em alusão a data pretendem atrair a comunidade para a Praça da Matriz, onde tudo acontece.

O intitulado Dia Crioulo inicia às 06h, com o café de chaleira, quando cada participante deverá trazer um prato de comida para compartilhar com os demais. Logo após, ocorre a Gincana Farroupilha, com diversas atividades que são programadas pelo CTG Sentinela da Tradição. Ela é aberta a toda comunidade e os que desejam participar devem se inscrever na Casa de Cultura, até o dia 06 de setembro. Cada equipe deve ter no mínimo seis participantes e no máximo quinze. As tarefas serão entregues no ato da inscrição.

Após, acontece um almoço com arroz carreteiro e saladas diversas, no valor de R$ 5 por pessoa. Às 14h, é hora das apresentações artísticas, com o CTG e o Grupo Arte e Desenvolvimento Cultura do CRAS. A tarde terá ainda mateada com distribuição de erva-mate e água quente, feito pela ervateira Ximango. A partir das 15h, o dia ganha a animação do grupo Entreveiro, que comandará o fandango.

Segundo a secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, a iniciativa visa enaltecer a cultura e os costumes tradicionalistas, presentes na comunidade muçunense. “Em nossa história o culto a tradição sempre ganhou destaque. Por isso, não poderíamos deixar esta data passar em branco. A gincana, por exemplo, é uma ideia que surgiu juntamente com o CTG e acreditamos que deva estimular a participação do público”, diz.

 

 

 

Créditos: Luís Gustavo Bettinelli
Assessoria de Imprensa de Muçum