Cultura Destaques Estrela

Dia do Patrimônio ocorre sábado e propõe resgate da história de Estrela

Exposição no Centro de Cultura apresentará registros históricos de Estrela

Um dos destaques será uma roda de conversa, com depoimentos da comunidade sobre fatos e locais que marcaram a cidade

O município está integrado às comemorações do Dia do Patrimônio Cultural, que será celebrado em todo o Estado nos dias 16 e 17 deste mês. Em Estrela a programação, com o tema “Estrela histórica: a memória na era digital”, será realizada no sábado, dia 17 de agosto, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). Das 14h às 15h30min haverá apresentações artísticas com o Grupo de Escaletas do Núcleo Cultural de Estrela, Escola Renascer do Samba, Invernada Mirim do CTG Raça Gaudéria; Grupo de Senhoras Caminhando Juntas e Banda de Estrela.
Das 15h30min às 17h uma roda de conversa abordará memórias de Estrela. Vai haver ainda exposição fotográfica “Estrela Histórica”, com registros, por exemplo, do antigo “Bar do Abrigo”, a cascata de Santa Rita, a escadaria do Rio Taquari e a praia do Cascalho, o Centro de Cultura, Praça Menna Barreto, entre outras. Além disso, exposição artística da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas e exposição de artesanato da Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart).
“Pretendemos filmar a roda de conversa com as lembranças das pessoas a respeito dos locais históricos. Com esta filmagem a intenção é produzir um audiovisual com os depoimentos, a fim de registrarmos a história oral, produzida a partir da roda de conversa”, diz a historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo, Letícia de Oliveira. Segundo ela, o evento é aberto a toda a população, em especial, a roda de conversa que vai abordar as memórias de Estrela. O Governo do Rio Grande do Sul instituiu o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que ocorre no terceiro fim de semana de agosto, entre os dias 16 e 17. Em 12 cidades do Vale do Taquari haverá atividades, como visitas guiadas, rodas de conversas e uma série de ações torno do patrimônio cultural material e imaterial.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela