Saúde RS RSS Estrela

Dia Mundial de Luta Contra a Aids/HIV teve ação em Estrela

Equipe do SAE sempre atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h (Foto: Divulgação/SAE/Prefeitura de Estrela)

sábado (01) foi de mobilização em Estrela voltada ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids/HIV. O Serviço de Assistência Especializada (SAE), ala da Secretaria Municipal da Saúde de Estrela, promoveu nova ação de prevenção e conscientização. Como ocorre desde 2000 em Estrela, a unidade realizou exames rápidos e gratuitos da doença foco e de outras enfermidades, além da distribuição de preservativos e material informativo à população.

A atividade na unidade da Avenida Rio Branco, 1.127, onde rotineiramente são realizados os mesmos exames, ocorreu das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, em ambiente que estava enfeitado por cartazes de alunos da rede municipal de ensino alertando para a importância dos temas. Neste período foram atendidas mais de 50 pessoas de todo o Vale do Taquari e realizados cerca de 40 exames rápidos de HIV e também de hepatite B e C, sífilis, além de coleta para exames citopatológicos de colo uterino (pré-câncer) e aferição de pressão.

Em frente à unidade, equipe do SAE realizou abordagens a pessoas, tirou dúvidas pertinentes e também distribuiu material da campanha. O SAE Estrela funciona por meio de uma parceria do município com o Governo Federal, atendendo regionalmente pacientes na unidade, mas então das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira, com exames também realizados gratuitamente.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas ONU. A data 1º de dezembro serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Texto: Ascom Estrela