Destaques Estrela Turismo

Diagnóstico de Turismo vai embasar novos projetos em Estrela

Sonora Artesanal é um dos empreendimentos já cadastrados na Secultur

“Acreditamos que, depois da pandemia, o turismo terá um novo formato, com a valorização dos atrativos locais.” A avaliação é da secretária de Cultura e Turismo de Estrela, Carine Schwingel. Por isto, segundo ela, a pasta está realizando o Diagnóstico de Turismo, a fim de identificar todo o potencial existente no município.

Para tanto, conforme Carine, é importante que todos os empreendedores, dos diversos ramos envolvidos no setor – entre os quais transporte, agenciamento, guiamento, hospedagem, alimentação, artesanato e de locais para realização de eventos – façam seu cadastro acessando https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZrYCnt8pXdNFVeNe2qrk8Jzi8P779ORR55o0-5fbhIpCQyA/viewform?usp=sf_link.

Até o momento, de acordo com a secretária, 25 empreendimentos preencheram o formulário, dos quais 40% são atrativos públicos e 60% privados. O levantamento revela também que, destes, 72% estão localizados na área urbana e 38% na zona rural. Outro dado destaca que 60% possuem acessibilidade e 40% não. Além disso, 78% possuem acesso por vias asfaltadas e 12% por ruas ou estradas não pavimentadas. “Estes dados revelam a importância do trabalho, pois poderemos mapear as melhorias necessárias, como na área de infraestrutura, para alavancarmos o turismo”, acrescenta Carine. “Este cadastro será a base para o planejamento de ações”, reforça.

O diagnóstico está sob responsabilidade da turismóloga Elisabete Lenhard. Ela informa que até o momento foi identificado, pelo levantamento, que 12% dos empreendimentos precisam de apoio visando sua regularização e, neste sentido, a Secultur terá papel importante para auxiliar. O trabalho, de acordo com Elisabete, abre espaço para sugestões. Entre as já recebidas estão melhorias em acessos e sinalização. “Nossa atuação será a partir destas necessidades, o que inclusive estamos fazendo, com o encaminhamento das demandas que recebemos aos respectivos setores da prefeitura”, completa a secretária Carine Schwingel. Mais informações podem ser obtidas na Secultur, telefone (51) 3981-1122, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, com a turismóloga Elisabete Lenhard.

BOX

Sonora Artesanal aposta no turismo

Localizado em Chá da Índia, no Distrito de Costão, o empreendimento Sonora Artesanal é relativamente novo, em funcionamento há cerca de 45 dias. A microcervejaria e pub, de acordo com o proprietário Adriano Prediger, tem uma proposta diferenciada. Serve seis estilos de cerveja alemã e tábua de frios. No local, que está aberto ao público aos sábados e domingos a partir das 14h, há também o “colhe e pague” de frutas orgânicas e amplo espaço ao ar livre, com possibilidade de passeios e atrativos para as crianças. Adriano é músico, mas em razão da pandemia, que impede a realização de eventos, aposta no turismo como alternativa. O empreendimento já está cadastrado no Diagnóstico de Turismo que está sendo feito pela Secultur e possui também o selo Turismo Responsável, um programa do Ministério do Turismo que estabelece boas práticas e é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. O cadastro no diagnóstico da Secultur possibilitará que o município inclua o empreendimento em novos roteiros que estão sendo formatados para alavancar o setor em Estrela.

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela