Meio Ambiente RS RSS Imigrante

Dias de recolhimento de lixo em Imigrante

Conservar as vias urbanas limpas é dever de todo o cidadão (Foto: Reprodução/Google)

Conservar as vias urbanas limpas é dever de todo o cidadão. Uma das formas de fazê-lo é depositando o lixo nas ruas, somente perto do horário de recolhimento. Os sacos expostos por longo tempo, além de atrair animais que podem rasgá-lo e espalhá-lo pelas ruas, ainda podem atrair animais que transmitem doenças, como ratos e baratas.

Para evitar esses problemas, a prefeitura de Imigrante conta com três dias de coleta urbana, inclusive seletiva aos sábados, coleta semanal de lixo verde, coleta mensal no interior, e ainda o recolhimento de lixo volumoso mediante solicitação.

Lixo domiciliar
O lixo domiciliar é o lixo produzido pelas pessoas em suas residências, como restos de alimentos, plásticos, papéis, entre outros.

Nos bairros Centro, Daltro Filho e Esperança o recolhimento de lixo domiciliar é realizado nas segundas e quintas-feiras, por empresa terceirizada contratada pelo município.

No sábado, é realizada a coleta seletiva, onde só devem ser depositados para recolhimento o lixo que pode ser reciclado, como plásticos e papéis. Dessa forma, aos sábados, o lixo orgânico e rejeito não devem ser incluídos no material a ser coletado.

No interior do município, o lixo domiciliar é recolhido na primeira segunda-feira útil de cada mês, pelos Servidores Municipais da Secretaria de Obras.

Lixo verde
O lixo verde é resto de cortes de árvores e plantas e, é coletado no perímetro urbano todas as segundas-feiras. Para evitarmos transtornos, o lixo deve ser colocado na rua, no dia do recolhimento na parte inicial da manhã. No Centro, a coleta é realizada na parte da manhã e à tarde no bairro Daltro Filho.

O lixo verde não deve ser misturado a outros tipos de resíduos, pois seu descarte é feito separadamente, e os

Servidores não recolherão outros materiais.

Solicita-se que os prazos de coleta sejam respeitados para que o lixo não permaneça na rua, atrapalhando a passagem de carros e pedestres.

Lixo volumoso
O lixo volumoso é proveniente de resíduos de sucata, restos de construções, entre outros.

Estes resíduos serão recolhidos mediante solicitação na Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana. Lembrando que eles só devem ser colocados na rua após a Secretaria ser comunicada.
Importante lembrar que tanto no interior como nos bairros, o lixo deve estar ensacado. Caso contrário não será recolhido.

Com a colaboração de todos, é possível manter a cidade bem organizada e limpa, o que não é só uma questão de beleza, mas de saúde pública e bem estar social.

Lixo no interior
Mensalmente, a coleta de lixo é realizada no interior do município, mediante datas preestabelecidas. Este lixo deve estar ensacado, caso contrário não poderá ser recolhido. A equipe solicita a colaboração de todos, para que o lixo seja depositado apenas nos dias marcados, como forma de evitar transtornos.

Nos próximos meses a coleta será realizada em 02 de julho, 06 de agosto, 03 de setembro, 1º de outubro, 05 de novembro, e 03 de dezembro.

Texto: Ascom Imigrante