Artigos - Gestão de Pessoas

Dicas de como manter o foco nos seus objetivos de vida

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Como manter o foco e alcançar um objetivo desejado? Por que tenho dificuldade de manter o foco? Como lidar com a dispersão e produzir mais e melhores resultados?

Quando as pessoas me falam que estão com dificuldade de manter o foco, eu pergunto à elas: “Você sabe claramente o que você quer? Você sabe onde quer chegar, ou seja, qual é o resultado que você espera ter no final? Ou ainda, quais são as suas metas?”

Se a resposta para estas perguntas for “ainda não sei bem”, a origem da falta de foco está aí. Quando não temos isso definido, como podemos nos manter focados? Como podemos nos esforçar para que a nossa atenção esteja em um só ponto?

Confira as algumas dicas para se manter focado:

  1. Defina um único objetivo a focar e estabeleça prioridades. Você pode ter vários objetivos que pretende realizar a curto, médio, ou longo prazo, no entanto, deve priorizar, dedicando-lhe o tempo suficiente e adequado para a realização do seu objetivo. A dica simples é: escolha um objetivo de cada vez para trabalhar. Você precisa decidir o que é mais importante para si e, em seguida, fazer por isso, com toda a sua força até conseguir o que pretende.

 

  1. Tenha em mente suas metas. Quando você traça um propósito alinhado ao que acredita e ao que lhe inspira, fica mais difícil se abalar com as dificuldades. Portanto, tenha metas e objetivos que lhe incentivem e lembre-se deles nos momentos em que os imprevistos aparecerem. Eles parecerão mais leves quando você pensar o sentido de suas ações e para onde estão lhe conduzindo.

 

  1. Pare de se lamentar e entre em ação. A atitude mais fácil na hora do apuro é a queixa. Na maioria das vezes, quem adere à lamentação está, na verdade, arrumando uma desculpa para disfarçar o medo de agir e por isso joga a responsabilidade em alguém. Quando o aperto e a crise aparecerem, tenha em mente que sempre há uma solução. Faça o que precisa ser feito.

 

  1. Faça pausas e relaxe. Quando a rotina e a correria do dia a dia estiverem pesadas, faça pausas e diminua o ritmo. Atletas de alta performance entendem isso muito bem. Sua mente é semelhante aos músculos do seu corpo, precisa de descanso para recuperar a energia. Por isso, em períodos de turbulência, dê-se um tempo. Procure atividades que lhe deem prazer, mude de cenário, caminhe junto à natureza ou mesmo fique um tempo sem fazer nada. É fato que, quando retornar, terá uma visão diferente das coisas e quem sabe até tenha ideias que lhe conduzam a soluções.

 

  1. Mantenha-se positivo. Encarar os desafios com confiança, mesmo com imprevistos, é essencial para quem quer conquistar algo. Se você ainda não consegue ver o lado positivo e acreditar que tem condições de realizar, mesmo nas piores situações, exercite! Otimismo é uma prática e se você treinar muito, vai ver que com o tempo, se tornará um hábito e fluirá naturalmente.

 

  1. Seja grato. Liste as coisas que você já conquistou e valorize o que você tem! Recordar isso lhe dará disposição para conquistar ainda mais. Reconheça o quanto você já realizou e quem esteve ao seu lado. Ser grato aumenta sua autoestima, ajuda a lidar com a ansiedade e o desânimo.

Ter muitos projetos não é o problema. O problema é querer fazer tudo ao mesmo tempo! Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas