Artigos - Desenvolvimento Rural

Diferenças entre suco, néctar e refresco – por Thaís Benincá

Thaís Benincá (Foto: Arquivo Pessoal)

A época mais esperada do ano se aproxima e com ela a crescente ingestão de bebidas geladas pelos consumidores também cresce. No artigo de hoje, falaremos das diferenças entre sucos, néctar e refresco. Você sabe quais são as diferenças entre elas?

De acordo com o Decreto nº 6871, de 04 de junho de 2009, suco é a bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta madura e sã, ou parte do vegetal de origem, por processamento tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo.

A denominação de suco integral é para os sucos que contém na sua composição somente fruta, sem adição de água e açúcares.

No Arranjo Produtivo Local – APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari você encontra agroindústrias/produtores que produzem estes produtos como: a Cooperativa de Fruticultores do Alto Taquari – COOPERFAT de Arvorezinha, Sucos Polezi de Putinga, Agroindústria de Sucos Casa Frozza de Putinga, Casa Baggio de Dois Lajeados e Sucos Irmãos Rabaiolli de Imigrante.

O néctar é uma bebida não fermentada, obtida a partir da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares destinado ao consumo direto.

Já o refresco ou bebida de fruta ou de vegetal é a bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem adição de açúcares.

Agora que você já sabe a diferença entre elas, você poderá optar em escolher por produtos que mais te agradam. E que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho dessas agroindústrias do APL Vale do Taquari? Entre em contato, visite nosso site através do link: www.aplvaledotaquari.com.br

Referências:

Decreto número 6871 de 04 de junho de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6871.htm

Thaís Benincá – Graduanda em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Auxiliar Técnica do APL Vale do Taquari.