RS RSS Eventos Destaques Estrela

Diversidade marca 8ª Feira do Livro de Estrela

Lucas Brolese e Vocal em Cena, em show na noite de abertura das Feira (Foto: Paulo Schneider/Prefeitura de Estrela)

Seguiu intensa, nesta quarta-feira (03), a movimentação nos três ambientes da sede social da Soges, que concentram as atividades da 8ª Feira do Livro de Estrela – “Para além de ler, ver o mundo”. O segundo dia do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), manteve, ao longo da manhã e tarde, as visitas dos alunos das escolas das três redes de ensino do município, assim como da comunidade em geral. A Feira segue até o dia 6 de outubro (das 8h30min às 21h30min, sem fechar ao meio-dia; e sábado até as 13h), sempre com entrada franca, inclusive shows.

No local, os jovens estudantes realizam um roteiro pela Feira, onde visitam o ginásio que abriga os estandes das livrarias, aproveitam para trocar o vale-livro que receberam de presente da Smed (foram 3.267 distribuídos para os alunos da rede municipal) e depois participam de sessões de Hora do Conto e outras atividades com os escritores presentes, entre eles Jonas Ribeiro, autor de mais de 130 obras infantojuvenis. A programação desta quarta segue à noite. Às 19h com show da cantora estrelense Kelly Carvalho, e em seguida com a palestra “Limites e emoções – uma conversa sincera e atual sobre educação de filhos”, de autoria do escritor, psicólogo, matemático e mestre em educação Marcos Meier.

Secretário estadual

A abertura oficial do evento ocorreu na noite de terça-feira (02), em ato que contou com a presença, entre outras autoridades e convidados, do prefeito Rafael Mallmann; do secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva; do presidente da Câmara de Vereadores, Marco Wermann; do presidente da Academia Literária do Vale do Taquari, Deoli Gräff; e do diretor da Faculdade La Salle, irmão Marcos Corbelini, além do patrono da feira, escritor Antônio Schimeneck. Nas manifestações, todos destacaram a importância da leitura para a formação dos cidadãos. “O que está acontecendo em Estrela muda o mundo. O livro, além do prazer de ler, muda os homens, muda o mundo”, destacou o patrono. O secretário de Cultura citou o protagonismo das crianças, do poder público e da sociedade em defesa da cultura. “Por onde andar, levarei a saudade e o exemplo de Estrela”, disse. Em seguida os presentes conferiram show de Lucas Brolese e grupo Vocal em Cena. Ao fim, todos dirigiram-se ao ginásio para prestigiar as livrarias.

Próximas atrações

Nesta quinta-feira (04), entre as atrações culturais estão a apresentação do Quarteto de Sopros Fascínio (19h); seguida de uma conversa direta com o patrono Antônio Schimeneck. Em seguida, espetáculo da Orquestra do Colégio Martin Luther. Na sexta-feira (05) o destaque será o espetáculo “A Sbórnia Kontr’atraka”, com Hique Gomez e Simone Rasslan. A manhã de sábado (06), a última da Feira, marcará o lançamento oficial da coletânea “Tenho uma história para te contar”, uma produção de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulo Freire, e sessão de autógrafos com a escritora estrelense Giovana Rigo.

Sessões de Hora do Conto e oficinas literárias encantam os jovens leitores (Foto: Divulgação/Smed)

A Feira do Livro 2018 é uma promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Tem financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomasi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller.

Programação restante da Feira:

04 out |quinta-feira

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

19h – Apresentação do Quarteto de Sopros Fascínio

19h30min – Conversa com o patrono Antônio Schimeneck e Espetáculo da Orquestra do Colégio Martin Luther

05 out | sexta-feira

Autores presentes: Antônio Schimeneck e Fábio Monteiro

19h30min – Espetáculo « A Sbórnia Kontr’atraka » com Hique Gomez e Simone Rasslan

06 out |sábado

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

9h – Sarau Literário da Alivat

10h30min – Lançamento da coletânea « Tenho uma história para te contar » produção da Emei

Paulo Freire

11h30min – Sessão de autógrafos com a escritora estrelense Giovana Morais Rigo

Texto: Ascom Estrela